Rio - Com grandes atuações de Romário e Juninho Paulista, o Vasco não teve grandes dificuldades para golear o América-MG por 4 a 0 nesta quarta-feira, em São Januário, pela Copa João Havelange. O Baixinho fez dois gols e chegou aos dez no campeonato, já ameaçando Dill, do Goiás, e Allann Delon, do Vitória, que dividem a liderança da artilharia com 11. Euller e Juninho completaram o placar. Com a vitória, o Vasco chegou aos 19 pontos, enquanto o América permaneceu com 11.
Os dois times iniciaram a partida se estudando bastante. Nos primeiros 20 minutos, os goleiros pouco foram ameaçados. O Vasco tinha a maior posse de bola e, em seu primeiro ataque com perigo, aos 23 minutos, não desperdiçou a chance de marcar. Juninho Paulista cruzou da direita, Romário raspou de cabeça no primeiro pau e Euller, já dentro da pequena área, só teve o trabalho de empurrar para as redes à frente de Milagres. Foi o primeiro gol do Filho do Vento com a camisa vascaína.
A vantagem não mudou muito o panorama da partida, já que as duas equipes concentravam suas ações no meio-campo. O time mineiro, quando tentava esbarrava na boa atuação da dupla de zaga, formada por Valkmar e Júnior Baiano. A rigor, somente mais um lance que assustou o gol de Milagres. Aos 38, Juninho Paulista chutou cruzado da entrada da área e o goleiro se esticou todo para espalmar para escanteio.
Veio o segundo tempo e Juninho Paulista continuou sendo o comandante do Vasco. Logo aos quatro minutos, ele levantou da direita, Romário pegou uma bomba de primeira, mas Milagres, bem colocado, salvou.
Mas a dupla Juninho Paulista/Romário não estava satisfeita. Ainda no campo de defesa do América-MG, o meia roubou a bola e deixou o atacante na cara do gol. O Baixinho driblou Wellington Paulo, que não teve outra alternativa senão derrubá-lo: pênalti que o árbitro Edílson Pereira de Carvalho não teve dúvidas em marcar. Na cobrança, aos dez minutos, Romário bateu forte no canto direito e a bola ainda tocou na trave antes de entrar.
A torcida do Vasco ainda comemorava, quando aos 13 minutos, Juninho Paulista voltou a roubar uma bola na defesa e tocou para Romário chutar forte da entrada da área no canto direito de Milagres, para marcar o seu segundo gol no jogo.
A esta altura, a defesa do América-MG estava perdida enquanto o ataque permanecia inoperante. A maior chance foi com Arílson, mas Márcio salvou. O Vasco aproveitou para aumentar. Aos 25 minutos, numa jogada ensaiada na cobrança de falta, Juninho Paulista rolou para Juninho, que adiantou a bola e acertou uma bomba no ângulo direito. O mesmo Juninho quase fez mais um logo depois, mas Milagres salvou.
O técnico do América, Jair Pereira, tentou mudar as coisas, com a entrada de Sorato, mas não teve sucesso. Já seu colega do Vasco, Oswaldo de Oliveira, preferiu poupar Jorginho e Júnior Baiano, colocando André Silva e Géder. O time segurou a vantagem até o apito final e chegou à sua quinta vitória na Copa JH.
FICHA TÉCNICA
VASCO 4 x 0 AMÉRICA-MG
Estádio: São Januário, no Rio
Data - Hora: 20/09 - 20h30min
Árbitro: Edílson Pereira de Carvalho (Fifa-SP)
Auxiliares: Válter José dos Reis (Fifa-SP) e Nílson de Souza Monção (SP)
Cartão amarelo: Wellington Paulo (América mineiro)
Gols:
Vasco - Euller (23'), Romário (55' e 58') e Juninho (70')
VASCO: Márcio, Clébson, Valkmar, Júnior Baiano (Géder, 78') e Jorginho (André Silva, 75'); Nasa, Paulo Miranda, Juninho (Luisinho, 86') e Juninho Paulista; Euller e Romário - Técnico: Oswaldo de Oliveira
AMÉRICA-MG: Milagres, Paulo César, Wellington Paulo, Flávio e Augusto; Pintado, Claudinei, Arílson (Fabrício, 64') e Ruy (Tucho, 46'); Henrique e Zé Afonso (Sorato, 67') - Técnico: Jair Pereira