Madri - O grupo conhecido como G-14, que engloba 14 dos maiores clubes de futebol da Europa, constituiu-se oficialmente nesta sexta-feira como associação. O anúncio foi feito em Madri pelo novo porta-voz da entidade, o presidente do Barcelona, Joan Gaspart. "Firmou-se a constituição do G-14", disse o presidente do clube catalão. "Mas pedimos por carta uma reunião com a Uefa para definir os acordos previstos".
Gaspart disse estar seguro de que no encontro serão abortadas as diferenças com a entidade que comanda o futebol europeu. O secretário da Uefa, o alemão Gerhard Aigner, havia se reunido durante esta semana com os presidentes do Real Madrid e do Barcelona. Anunciou que não concordava com a criação de um grupo de clubes que pudesse fazer frente à entidade da qual faz parte.
Mas Gaspart tratou de acalmar Aigner, explicando que o G-14 está nascendo para somar, ajudar e tentar colaborar com a Fifa, com a Uefa e com outras entidades ligadas ao futebol. Os clubes que formam o novo organismo são Real Madrid, Barcelona, Bayern, Ajax, Porto, Olympique, Paris Saint-Germain, Borussia Dortmund, PSV Eindhoven, Liverpool, Manchester United, Internazionale de Milão, Juventus e Milan.