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Conheça o novo circuito de Indianápolis
Sexta-feira, 22 Setembro de 2000, 18h23
Atualizada: Domingo, 24 Setembro de 2000, 12h52

Clique AQUI para ver uma animação da volta*

São Paulo – Depois de nove anos ausente dos Estados Unidos a Fórmula 1 volta ao país e em uma atmosfera toda especial. O tracidional circuito oval de Inidianápolis foi remodelado para receber a principal categoria do automobilismo mundial. Quase metade do traçado original foi aproveitado no novo desenho, que conta com curvas fechadas e um reta oposta relativamente longa.

Confira uma volta simulada em computador com a narração de Pat Symonds, diretor técnico da Benetton:

“Os carros vão cruzar a linha de chegada a mais de 300 km/h e ultrapassar os 320km/h antes de frearem para a curva 1, muito fechada. Ela deve ser feita em primeira marcha a 100 km/h. A segunda curva, à esquerda, é ainda mais fechada e os carros continuarão em primeira marcha, a 65 km/h. A partit daí, os carros aceleram em uma leve tomada à direita e chegam para a curva 3, feita em 2 segunda marcha a 110km/h. Há uma reta bem curta, onde os carros chegam a 230 km/h em quarta marcha. Chegam na quarta curva em terceira marcha, a 160 km/h.

A curva cinco é muito fechada e longa. Feita em segunda marcha, a entrada fica em 130km/h e a saída, em 110km/h. Os carros devem manter a segunda marcha até a curva 6, tomada à direita, a 105 km/h. Aí vem a reta oposta. Ela é consideravelmente mais curta que a reta principal e os carros chegam a cerca de 290 km/h no fim dela. Há então uma freada para a curva 7, segunda marcha, a 120 km/h. Ela dá acesso a uma parte bastante sinuosa.

A curva 8 é feita em primeira marcha, a menos de 75 km/h. Imediatametne depois, há outra curva, à esquerda, também tomada em primeira a 80 km/h. De novo há uma pequena reta, onde os carros em terceira marcha chegam a cerca de 200 km/h. Ela leva à curva 10, feita em segunda marcha, à direita, a 120 km/h.

Começa então a parte mas veloz do circuito. A curva 11 é feita em quinta marcha a 250 km/h A última curva, inclinada, que termina na reta principal pode ser feita sem problemas a 310 km/h. O período de aceleração máxima desde a curva 11 até o fim da reta dos boxes deve ser o maior de toda a Fórmula 1. Chega a cerca de 21 segundos, superando os cerca de 16 a 16,5 segundos de Interlagos e Hockenheim.”

Confira a programação do fim-de-semana, que terá a cobertura do Terra Esportes:
22/09 (sexta-feira) - 13h: 1ª sessão de treinos livres
22/09 - 15h: 2ª sessão de treinos livres
23/09 (sábado) - 11h: 3ª sessão de treinos livres
23/09 - 12h15: 4ª sessão de treinos livres
24/09 (domingo) - 10h30: treino de aquecimento
24/09 - 15h: largada para as 73 voltas da prova

*A animação requer shockwave flash. Caso não tenha o programa, baixe-o aqui
Redação Terra


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