São Paulo - O atacante Tuta, que estava há três meses afastado do Flamengo, apresentou-se na Academia de Futebol, nesta sexta-feira, para fazer exames médicos no Palmeiras. O alviverde pagou R$ 300 mil pelo empréstimo do jogador até outubro. Segundo o médico Marcelo Saragiotto, no que se refere à parte clínica, Tuta foi aprovado e deve apresentar-se oficialmente neste sábado.
A diretoria, no entanto, não mostrou empolgação pela contratação do jogador. Segundo o próprio coordenador técnico de futebol, Márcio Araújo, para 2001, quando o Palmeiras disputará o Mundial Interclubes e a Copa Libertadores, a equipe ainda precisará de, no mínimo, seis reforços consagrados. A negociação contou com a intermediação da ISL, que detém o passe do jogador e será a parceira do Palmeiras a partir de 2001.
Para o jogo diante do Fluminense, domingo, no Maracanã, pela Copa João Havelange, o técnico Marco Aurélio poderá contar com o retorno de Flávio e Fernando, que, suspensos, não participaram da vitória sobre a Universidad Católica. Com o resultado positivo, o Palmeiras chegou à segunda colocação do Grupo B da Copa Mercosul, passando a ter boas chances de classificar-se para as quartas-de-final da competição.
Com o bom desempenho de Adriano, que entrou no segundo tempo da partida contra os chilenos e fez dois gols, o técnico ainda não definiu a composição do ataque para a partida no Rio. Sua dúvida está entre manter Adriano ao lado de Basílio, ou promover o retorno de Juliano, que não atuou na última partida por não estar inscrito na Mercosul.
Embalado com a boa atuação, o principal objetivo do alviverde é manter a regularidade. Para isso, os jogadores irão tentar repetir a atuação que tiveram diante do Flamengo, no Maracanã, quando empataram por 0 a 0. Segundo a avaliação da maioria do grupo, foi a melhor atuação da equipe na temporada. Como primeiro passo, a velha tática de atribuir o favoritismo ao adversário, que ocupa as primeiras colocações na tabela, voltou a ser utilizada. "Temos de aproveitar o favoritismo do Fluminense para conseguirmos um bom resultado nos contra-ataques", observou Flávio.
Na opinião do goleiro Sérgio, mesmo que a equipe ocupe apenas a 21ª colocação na João Havelange, com poucas chances de classificar-se entre os 12 primeiros, o alviverde não deve desistir da competição nacional para privilegiar a Mercosul. "Duas vitórias seguidas já nos colocam novamente na disputa pela classificação."