Sydney - Um aquecimento de luxo. Assim Cassius Duran, o representante brasileiro dos saltos ornamentais masculino em Sydney, inicia a sua participação olímpica nesta segunda-feira, no Centro Aquático de Sydney.
Cassius salta no trampolim de 3m, mas a sua principal prova é a plataforma de 10m, que começa somente no dia 29. “Eu sempre rendo mais na plataforma, mas tenho me saído bem no trampolim. Vou lutar para chegar à semifinal”, disse o saltador.
Para Cassius, a oportunidade de poder saltar uma prova antes de sua estréia na plataforma vai servir par colocá-lo no clima dos Jogos Olímpicos. “O primeiro salto é sempre o mais nervoso de todos. Vai ser bom, porque ativa todo o organismo”, disse Cassius. “Estou ansioso, mas bem controlado, porque sei que estou muito bem treinado. Todos os meus saltos estão bem encaixados”, afirmou
Nesta segunda-feira, os 50 competidores realizam cinco saltos livres. Os 18 mais bem colocados passam para a semifinal, no dia seguinte às 10h10. Então, os atletas realizam quatro saltos com movimentos obrigatórios. A soma dos dois dias define os 12 finalistas. A grande final olímpica do trampolim será disputada às 19h10 do dia 26. Nesta fase, os competidores entram com a pontuação zerada e realizam mais cinco saltos livres.
Em Atlanta-96, o Brasil não teve representantes na prova. A melhor colocação foi em Helsinque-52, quando Milton Busin ficou em sexto. Cassius sabe que alcançar a mesma colocação é uma tarefa quase impossível. Chegar à semifinal já seria um grande prêmio ao saltador.
“Eu estou muito feliz de ter conseguido a classificação para os Jogos Olímpicos de Sydney e de estar aqui ao lado dos melhores do mundo”, disse Cassius.
“Mas a gente precisa dar resultados para melhorar o nível do nosso esporte no Brasil. Chegar à uma semifinal vai ser muito difícil, mas não é impossível. Eu tenho condições para isso”, disse o saltador. Juliana Veloso, que ficou em 19º na plataforma, inicia a disputa do trampolim de 3m no dia 27 de setembro.