Sydney - O boxe brasileiro encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 com uma derrota e muita reclamação. O lutador Kelson Pinto, da categoria até 63,5kg, foi desclassificado na sua luta contra Mahamadkadyz Abdullaev, do Uzbesquistão, a 49s do fim do quarto e último round.
"Perder, eu até perderia, mas ficaria no ringue até o fim", lamentou o pugilista, que chegou a equilibrar o confronto no segundo round. "Perdia por 7 a 5 e, rapidamente, o adversário chegou a 18 a 5", completou.
"Marcaram tudo contra nós e nada a nosso favor. O Kelson lutou bem. O russo (o Uzbesquistão é uma das antigas repúblicas soviéticas) o respeitou. No primeiro round, ele não acertou um só golpe e o placar apontava 4 a 1 contra nós", protestou Ulisses da Silva, treinador da equipe brasileira.
Abdullaev tem no seu currículo, entre outras conquistas, um título mundial (99), uma Copa do Mundo (98) e dois campeonatos asiáticos (97, até 60kg; e 99, até 63,5kg).
Abatido com o resultado, Kelson pedia a Luiz Boselli, chefe da delegação brasileira, para voltar logo para casa. "Não tenho mais nada para fazer aqui. Perdi, quero voltar. Durante a luta, nos intervalos, quando eu sentava, ficava agoniado para saber quanto estava o placar. Faltou eu marcar ponto", disse o sergipano Kelson, que na primeira fase do torneio olímpico de boxe derrotou o paquistanês Ghulam Shabbir, por eliminação, a 16s do fim da luta.