Sydney - A seleção brasileira feminina de handebol terminou a primeira fase dos Jogos de Sydney com uma derrota por 39 a 26 para a Dinamarca, atual campeã olímpica. As brasileiras entraram em quadra já classificadas para as quartas-de-final, que serão disputada na quinta-feira, e mostraram um bom nível de jogo até a metade do segundo tempo.
O Brasil começou o jogo tentando explorar os contra-ataques. Depois, mudou de estratégia e passou a trabalhar as jogadas no ataque. A nova tática deu certo e a desvantagem brasileira no placar era de seis gols (16 a 10) quando faltavam 6 minutos para o final da etapa.
Nos últimos cinco minutos, o time da Dinamarca desperdiçou cinco ataques consecutivos e as brasileiras encostaram no placar: 16 a 12. O primeiro tempo terminou em 19 a 12 para as dinamarquesas.
O time brasileiro entrou para o segundo tempo com uma jogadora a menos em quadra, pois Valéria -- uma das melhores em quadra -- havia sido punida com dois minutos de suspensão no finalzinho da primeira etapa (restavam 25 segundos), por ter feito falta violenta.
As brasileiras, porém, souberam gastar o tempo esperando pela volta da jogadora e mantiveram o nível de jogo.
Com a volta de Valéria, a diferença de seis a sete gols continuou até metade do segundo tempo. A partir daí, o time brasileiro demonstrou cansaço, relaxou na defesa e passou a errar mais passes no ataque. A vantagem dinamarquesa aumentou para dez gols (30 a 10 quando faltavam 15 minutos para o final do jogo).
A Dinamarca desperdiçava poucos ataques e ampliou a diferença para 37 a 23 quando faltavam 5 minutos, e fechou o placar em 39 a 26.
O Brasil terminou a primeira fase com quatro derrotas e uma vitória. A seguir, a campanha:
Brasil 32 x 19 Austrália
Brasil 26 x 45 Áustria
Brasil 16 x 30 Noruega
Brasil 26 x 39 Dinamarca