São Paulo - Três cavaleiros do Brasil conseguiram ficar nesta segunda-feira na zona de classificação da prova individual do concurso de saltos, a primeira disputa do hipismo clássico nos Jogos de Sydney. A final de domingo vai reunir os 45 melhores entre os 73 conjuntos inscritos. Restam ainda mais duas provas eliminatórias antes da definição dos finalistas.
O melhor conjunto nacional foi o formado por Luiz Felipe de Azevedo e o cavalo Ralp. Ele cometeu apenas uma falta no percurso e foi punido com perda de 0,75 ponto por ter estourado o limite de tempo de 98s. Com isso, ficou em nono lugar com 4,75 pontos perdidos.
Ninguém conseguiu percorrer o trajeto definido pelos australianos sem punições. O holandês Jeroen Dubbeldan foi o primeiro colocado. Ele não cometeu faltas, mas excedeu o tempo máximo em 1s45 e perdeu 0,5 ponto.
Rodrigo Pessoa, considerado o maior favorito ao ouro, ficou apenas na décima segunda posição. Com o cavalo Baloubet Du Rouet derrubou um obstáculo e também foi punido por estourar o tempo limete. Com isso, perdeu cinco pontos.
André Johannpeter ficou logo atrás, em décimo terceiro. Montanto Calei J ele também cometeu uma falta e perdeu mais 1,25 ponto por ter gasto mais tempo que o permitido.
O pior conjunto nacional foi Álvaro Affonso de Miranda Neto. Com Aspen, ele cometeu seis faltas e excedeu o tempo do percurso perdendo 24,75 pontos e ficando na posição de número 66.