CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Brasil evita comparação com time de Barcelona
Segunda-feira, 25 Setembro de 2000, 16h43

Sydney - Se o desempenho do Brasil na Liga Mundial e na Copa América provocou uma certa desconfiança do público com o desempenho da seleção brasileira masculina de vôlei, passada a primeira fase do torneio olímpico já começam as comparações com os Jogos de Barcelona, em 1992, quando a seleção também passou invicta pela fase de classificação, e ganhou a medalha de ouro.

"Eu prefiro que continuem olhando com desconfiança, deixando a seleção fora dessa lista de favoritos, sem essa preocupação", afirmou o técnico Radamés Lattari. "Antes de chegar a disputa de uma medalha ainda serão disputadas três partidas e nós só precisamos pensar na primeira."

Radamés evita afirmar que a boa fase que o time atravessa pode levar o Brasil ao pódio mais uma vez, como em Barcelona, em 1992, quando a equipe ganhou o ouro. Observou que em Olimpíada grandes favoritos perderam, assim como "azarões" surpreenderam.

Os próprios jogadores concordam que o time está jogando bem. "A equipe está ótima, funcionando bem em todos os fundamentos, jogando com alegria, determinação, mas a partir de agora tem de ser isso e mais um pouco", acentua Nalbert. Tande afirma que "não tem time bobo aqui e ainda tem a tal da pressão da Olimpíada, que é grande a ponto de provocar zebras".

O atacante, que disputa sua terceira Olimpíada e já viveu duas campanhas contrastantes, a da consagração da medalha de ouro, em Barcelona, seguida da decepção pelo quinto lugar, em Atlanta, acha que o Brasil não tem de pensar em como vai ser.

"Tem de entrar na quadra para fazer o máximo, não importa se vai errar ou acertar." Tande observa que é bom pensar que essa campanha é semelhante a de Barcelona. Mas entende que isso não adianta nada. "São épocas diferentes, agora é outra Olimpíada." Para buscar uma outra medalha o único jeito é pensar em cada jogo. "Perdeu está fora e tudo acaba." Prefere não estabelecer paralelo entre a seleção de Sydney e as de Barcelona ou de Atlanta. Mas acha que o grupo tem potencial técnico para repetir a campanha de Barcelona e está jogando com alegria. "Até em momentos difíceis, um dando força contra o outro."

O técnico Radamés concorda que o time está à vontade, sem sentir a pressão da disputa. "Mas tudo na vida é resultado." Opina que não adianta fazer planos no vôlei que está muito nivelado no mundo, com a disputa da primeira Olimpíada dentro da nova regra de pontos corridos, sem vantagem. Na sua avaliação, entre as oito equipes que estão nas semifinais, pode dar qualquer resultado, qualquer um pode disputar de primeiro a quarto, ou de quinto a oitavo.

Além de estar classificado com cinco vitórias - perdeu um único set, para a Espanha - o time vem jogando com qualidade. O levantador Maurício definiu o vôlei que o Brasil apresentou na primeira fase como consistente. "Não estamos ganhando por ganhar, mas isso de favoritismo é balela, todo jogo agora é uma decisão... então é manter os pés no chão e pensar, exclusivamente, no próximo adversário."

O meio-de-rede Douglas observou que mesmo sendo positiva, a primeira fase tem de ser esquecida. "Não temos de comparar nada com Barcelona ou Atlanta, isso é passado, o presente é Sydney." Quando assumiu a seleção, em 1997, para desenvolver um trabalho até a Olimpíada, Radamés tinha a proposta de recuperar o entusiasmo dos jogadores para com a camisa da seleção, inclusive dos veteranos campeões olímpicos; dar experiência a atletas jovens; evitar o estresse da disputa de muitas competições por um único atleta. "Daqui três partidas termina o meu ciclo e tenho certeza que cumpri o que foi planejado, mas, infelizmente, no nosso País o trabalho só vai ser reconhecido ou não se tiver um bom resultado."

Agência Estado

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Vôlei
25/09 - 08:44
Italianos vencem americanos pelo torneio de vôlei
25/09 - 03:12
Pelo torneio de vôlei, Iugoslávia vence coreanos no sufoco
25/09 - 02:20
Dor nas costas deve manter Nalbert afastado
25/09 - 00:34
Holanda complica Espanha no vôlei masculino



Veja lista completa
SYDNEY: Vôlei masculino
25/09 - 06:09
Vôlei masculino da Espanha deixa a Olimpíada
25/09 - 05:37
Radamés Lattari quer todo cuidado contra a Argentina
25/09 - 02:20
Dor nas costas deve manter Nalbert afastado
25/09 - 00:34
Holanda complica Espanha no vôlei masculino



Veja lista completa