Sydney – A brasileira Sueli Pereira dos Santos disputa nesta sexta-feira a prova de qualificação do lançamento do dardo dos Jogos de Sydney, no Estádio Olímpico.
Aos 35 anos, a recordista sul-americana vai participar pela primeira vez de uma Olimpíada, embora já tenha disputado três vezes o Campeonato mundial de atletismo.
Para Nélio Moura, da comissão técnica da seleção brasileira, “Sueli pode chegar a prova final”.
A atleta também está confiante e diz ter feito nesta terça-feira, aquele que definiu como o melhor treino de sua vida. A melhor marca da lançadora brasileira, casada com um australiano e residente na argentina, é de 61,98 m, atual recorde sul-americano com o novo modelo de dardo, que começou a ser utilizado em 1999 (a Federação Internacional de Atletismo uma mudança por medida de segurança, que faz o implemento cair antes).
Ela também tinha o antigo recorde com 65,96, de 1994.
Segundo Nélio Moura, o ideal é que Sueli faça um resultado próximo de sua melhor marca para ser finalista.
Este ano, Sueli lançou o dardo duas vezes acima dos 61 metros, o que a deixa confiante, de acordo com o técnico.
"Ela deve competir na fase de classificação como se fosse uma final", disse Nélio.
Vão à final as 12 primeiras da prova de qualificação ou todas as que conseguirem, no mínimo, 61,50 m. Cada lançadora tem direito a três tentativas na qualificação.
Segundo o treinador, as favoritas da prova são a norueguesa Trine Hattestad, recordista mundial (69,48m), a russa Natalia Shikolenko e a cubana Osleides Menendez.