Sydney - Os ventos instáveis forçaram o cancelamento de todas as regatas do torneio de vela que deveriam ser disputadas na quarta-feira pelos Jogos Olímpicos de Sydney.
``Não haverá regatas hoje'', disse um porta-voz. ``Os organizadores estão relutantes a organizar regatas que decidirão as medalhas em condições que possam ser injustas'', disse.
A classe 470 feminina foi a única a se preparar para a disputa após um atraso de mais de três horas. Mas as equipes foram chamadas novamente pouco tempo depois e só vão disputar a regata decisiva, assim como os homens, na quinta-feira (madrugada de quarta para quinta-feira no Brasil).
Além da 470 feminina, que conta com as brasileiras Maria Krahe e Fernanda Oliveira, e masculina, com os brasileiros Alexandre Paradeda e André Fonseca, também deveriam ser disputadas regatas das classes Finn (Christoph Bergmann), Laser (Robert Scheidt) e Star (Torben Grael e Marcelo Ferreira).
Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), as sétima e oitava regatas foram transferidas para sexta-feira.
Os brasileiros Torben Grael e Marcelo Ferreira lideram a classificação geral com 13 pontos perdidos. Em segundo estão os australianos Colin Beashel e David Giles, com 20 pontos perdidos, assim como Peter Bromby e Lee White, de Bermudas. Na terça-feira, os brasileiros conseguiram um primeiro e um sexto lugar nas regatas do dia.
Os ventos inconstantes e fracos em Sydney têm prejudicado as regatas desde que as competições começaram há 11 dias, forçando constantes atrasos e adiamentos nas 11 classes que competem.