Sydney - As boas atuações de Yevgeny Kafelnikov no torneio de simples dos Jogos de Sydney recuperaram psicologicamente o tenista russo, que nesta temporada vinha jogando muito abaixo do que pode. Antes das Olimpíadas, seus melhores resultados vieram no primeiro semestre, quando foi vice-campeão do Aberto da Austrália, em janeiro, e do Torneio de Londres, em fevereiro. Mas a medalha de ouro nas Olimpíadas devem apagar os resultados ruins da memória de Kafelnikov, que decidirá o título contra o alemão Tommy Haas na madrugada nesta quinta-feira (horário de Brasília).
"Antes dos Jogos eu não esperava ir tão longe, mas agora minha confiança voltou. Este será o melhor ano da minha carreira se eu conseguir ganhar a medalha de ouro aqui. Isso mostra o quanto as Olimpíadas são importantes para mim", disse o russo, que eliminou o brasileiro Gustavo Kuerten nas quartas-de-final.
Dos quatro confrontos contra Haas, Kafelnikov ganhou três, sendo dois em quadras rápidas, mesmo tipo de piso que será disputada a final olímpica. Essas duas vitórias aconteceram nas semifinais do Aberto da Austrália de 1999 e na segunda rodada do US Open de 1998 -- a única vez que Haas ganhou foi em 1997, nas semifinais do Torneio de Lyon, França, disputado em carpete. Mas o russo, nono colocado na Corrida dos Campeões e que tem 20 títulos do ATP Tour, acredita que a vantagem no confronto direito não significará muita coisa nesta quinta-feira.
"Será um jogo muito difícil. Não é sempre que você tem a chance de lutar pela medalha de ouro. Isso acontece somente de quatro em quatro anos", disse o tenista de 26 anos, que acha que não terá condições de disputar o ouro nos Jogos de Atenas, em 2004. "Eu provavelmente estarei jogando profissionalmente até os 30 anos, mas não devo ser um dos candidatos à medalha de ouro. Por isso estou considerando que esta é minha última chance."
Tommy Haas tem 22 anos e está na 42ª posição na Corrida dos Campeões. O alemão, que em sua carreira venceu apenas uma competição do ATP Tour, tem como melhor resultado este ano o vice-campeonato no Torneio de Munique, disputado em maio e no saibro.