Rio - O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, convocou uma reunião em plenário para o dia 6 de outubro para discutir detalhes sobre a proposta de mudança nas transferências internacionais. Será o terceiro encontro em Zurique, onde já estiveram antes representantes da Fifa, da Uefa, de ligas e associações nacionais.
A Comissão da Comunidade Européia anunciou que quer mudar o sistema de transferências, dando liberdade aos jogadores de deixar o clube quando bem entenderem. Com isso, o contrato deixaria de ter qualquer validade. A Comissão quer uma proposta da Fifa até o dia 31 de outubro, para que esteja tudo resolvido até o fim do ano.
O presidente da Fifa deu ao norueguês Per Omdal, membro do Comitê Executivo da entidade e vice-presidente da Uefa, a responsabilidade de liderar o plenário do dia 6 de outubro. O objetivo da reunião será desenvolver um plano geral para o futebol e dicuti-lo com cada setor do mundo do futebol, isto é, autoridades, associações nacionais, ligas, clubes e empregados.