Rio - Cinco times enfrentam um desafio neste sábado, dia 30, na terceira rodada da Liga Nacional de Handebol Masculino. Imes/Santa Maria/São Caetano, Flamengo, AA Guaru, Cesulon/Colégio Londrinense/Londrina e Clube Olímpico Maringá/Unimed lutam pela primeira vitória na competição liderada pela Metodista/Petrobras/São Bernardo. Também com duas vitórias e 4 pontos ganhos, mas com desvantagem no saldo de gols, o vice-líder Pinheiros enfrenta o Vasco, terceiro colocado, em jogo que promete ser um dos mais disputados da rodada.
No Ginásio do Baetão, em São Bernardo (SP), às 15h, a tricampeã Metodista, que vem de vitória por 37 a 20 sobre o Maringá, recebe o Cesulon, outro representante paranaense, que já empatou duas vezes. Base da Seleção Brasileira ao lado do Vasco, a Metodista sabe que não encontrará facilidades, embora não possa descartar o favoritismo. Marcão, Agberto e Helinho são três destaques do time do técnico Alberto Rigolo, enquanto o artilheiro Claudiomiro tem brilhado pelo Cesulon.
Em São Caetano (SP), no Ginásio Marlene Bento, também às 15h, o Imes encara o Maringá, depois de perder para a Metodista e empatar com o Cesulon. Marquinhos (Imes), Marcelo Ferrari e Jair (Maringá) foram os artilheiros na rodada de quinta-feira. No Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói (RJ), às 17h, o Flamengo do técnico Sérgio Hortelan, da Seleção Brasileira, recebe a Guaru como favorito. Em partida equilibrada, na última rodada, o Flamengo teve o artilheiro Felipe mas perdeu para o Pinheiros por 22 a 21.
O jogo mais importante e talvez mais equilibrado da rodada acontecerá em Niterói, às 18h, no Ginásio do Tio Sam. Pentacampeão carioca e com jogadores de Seleção como Menta, Folhas e Vanini, o Vasco enfrenta o Pinheiros, vice-campeão Sul-Americano, e pode assumir a vice-liderança da Liga.
Após a segunda rodada, a Metodista é líder na classificação detalhada:
1º) Metodista, 4 pontos e saldo de 32 gols
2º) Pinheiros, 4 pontos e saldo de 14 gols
3º) Vasco, 3 pontos e saldo de 7 gols
4º) Cesulon, 2 pontos e sem saldo
5º) Flamengo, 1 ponto e 1 gol negativo
6º) Imes, 1 ponto e menos 15 gols
7º) Maringá, 1 ponto e 17 gols negativos
8º) Guaru, 0 ponto e 20 gols negativos.