CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Rússia confirma favoritismo na luta livre
Domingo, 01 Outubro de 2000, 04h51

Sydney - A Rússia confirmou o favoritismo na luta livre ao ganhar quatro das oito medalhas de ouro em disputa, enquanto Cuba ficou com uma de prata e outra de bronze, no último dia dos Jogos de Sydney neste domingo.

Outros países também ganharam ouro: a Alemanha, o Azerbaijão, o Canadá e o Irã.

O russo David Mussulbes, de 28 anos de idade e 1,86 m de altura, conquistou domingo o ouro na categoria até 130 kg, ao vencer o uzbeque Artur Taymazov, que foi prata.

O gigante cubano Alexis Rodríguez (22 anos e 1,90 m) ficou com o bronze na categoria até 130 kg, depois de vencer o iraniano Abbas Jadidi.

Rodríguez havia ficado em primeiro lugar no campeonato mundial de Teerã de 1998, em segundo nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg-99 e terceiro no passado campeonato pan-americano da cidade colombiana de Cali.

Ele ganhou o ouro no campeonato pan-americano de San Juan-97, quando competiu na modalidade de até 125 kg.

Outro cubano, Yoel Romero, teve que se conformar neste domingo com a medalha de prata da categoria de até 85 kg, ao cair na final ante o russo Adam Saitiev, campeão europeu e vencedor em vários torneios mundiais.

Romero, de 23 anos e 1,75 m, não estava entre os favoritos para impor-se ante Saitiev.

O macedônio Mogamed Ibragimov obteve o bronze na divisão de até 85 kg.

O rei olímpico na categoria de até 69 kg foi o canadense de origem nigeriana Daniel Igali, que derrotou na final o russo Arsen Gitinov (prata).

A medalha de bronze foi para o americano Lincoln McIlravy.

Igali, de 26 anos de idade e 1,68 m, é um dos filhos de uma família de 21 crianças que comiam do mesmo prato e dividiam três a mesma cama, num dramático quadro de pobreza.

Considerado como um herói no Canadá e dedicado à luta livre desde 1990, o novo campeão olímpico se emocionou até as lágrimas depois davitória deste domingo.

"O Canadá é o meu novo país, o que me deu este nível olímpico, o que fiz em Sydney é por ele", disse Igali, que recebeu estatuto de refugiado no país norte-americano depois de competir pela Nigéria nos Jogos da Comunidade britânica realizados em Victoria, em 1994.

Igali também dedicou a vitória à memória da mãe adotiva, a canadense Maureen Methney, que morreu de câncer.

O iraniano Alireza Dabir conquistou domingo o ouro na categoria de até 58 kg, depois de vencer o ucraniano Evgen Buslovych, que ficou com a de prata.

O bronze foi para o americano Terry Brands. Dabir, de 23 anos e 1,71 m, impôs-se na passada Copa Mundial de luta livre nos Estados Unidos e nos campeonatos mundiais de Teerã, em 1998.

France Presse

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Luta Greco-Romana
01/10 - 03:03
Rússia fica com o ouro na luta livre
01/10 - 01:26
Iraniano vence ucraniano e fatura ouro na luta livre
30/09 - 11:47
Rússia domina na luta greco-romana
30/09 - 03:54
Lutador do Azerbaijão fatura a medalha de ouro



Veja lista completa