Recife - O Sport inicia nesta segunda a preparação para o clássico com o Santa Cruz, quarta-feira, no Arruda, e a vitória sobre o Fluminense já é encarada como coisa do passado pelas bandas da Ilha do Retiro.
O que a comissão técnica e jogadores do time rubro-negro querem mesmo é aumentar a vantagem em números de confrontos diretos com o tricolor em Brasileirões.
Em onze jogos realizados entre 1971 e 1988, o pentacampeão pernambucano venceu quatro, empatou quatro e perdeu três vezes. O último jogo aconteceu em 4 de setembro de 1988 e o Leão venceu, no Arruda, por 1 x 0. Na partida, o time rubro-negro, agora na 11ªclassificação na Copa João Havelange, com 20 pontos ganhos, deverá entrar em campo com a mesma equipe que venceu o Fluminense, sábado, por 3 a 2.
O meia Adriano, que teve uma atuação destacada nos últimos jogos, é um dos mais animados. "Essa vantagem em confrontos mostra uma superioridade do Sport ao logo dos anos e é interessante mantê-la não só como estatística, mas para termos uma melhora acentuada na tabelade classificação", disse o camisa 10.
Tranquilidade - Já o técnico Emerson Leão não parece muito preocupado com os confrontos do rubro-negro antes dele assumir o comando. "Prefiro lembrar que, no Campeonato Pernambucano, em comandei o Sport em dois jogos. Vencemos um aqui na Ilha e empatamos um lá no Arruda. Espero que a gente possa manter essa invencibilidade, pois em um clássico normalmente o treinador se preocupa de menos. É que os jogadores já sabem da responsabilidade e ficamos só administrando", disse.
Como já disputou vários clássicos em São Paulo, quando era goleiro do Palmeiras, e no próprio Sport, Leão dá uma receita simples para a vitória.
"Em primeiro lugar, ganha quem tiver mais capacidade e depois quem tiver mais motivação. Acredito que, um time que fez três gols e criou pelo menos mais seis chances diante do Fluminense, tem um bom respaldo".
O volante Sidney, um verdadeiro gigante do meio-de-campo do Sport, também acha que chegou a hora da torcida dar uma resposta. "A torcida tem quechegar junto para nos ajudar a conseguir vencer no Arruda. Acredito que não é preciso nem convocá-la, mas aproveito esta oportunidade para fazer isso".