São Paulo – A classificação do campeonato sul-americano de Fórmula 3 pode mudar sem que nenhuma corrida seja realizada, pelo menos é o que espera o vice-líder do campeonato, João Paulo de Oliveira. O paulista, que tem 45 pontos de desvantagem para o líder Vítor Meira, entrou no tapetão e tenta para diminuir a diferença para 23.
O piloto alega que Vítor Meira não cumpriu uma punição a ele imposta na terceira etapa e entrou com um pedido na Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para que avalie a questão. "Só queremos que o campeonato seja justo. Todos os pilotos que receberam algum tipo de punição nesta temporada tiveram que cumpri-la, e acho que em uma competição séria como essa a regra tem que valer para todos", disse.
A próxima etapa está marcada para este sábado, 8 de outubro, nas ruas de Piriápolis, no Uruguai. João Paulo diz que na ocasião, Meira foi penalizado em 20 segundos por ter feito uma ultrapassagem sob bandeira amarela, mas a Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) não respeitou o relatório dos comissários desportivos presentes no Autódromo de Jacarepaguá e manteve o resultado da prova.
"Não estamos mentindo nem inventando nada. Temos a cópia do relatório dos comissários informando que o Vítor foi punido, e o próprio presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, o Sr. Reginaldo Bufaiçal, já encaminhou uma correspondência para a Codasur pedindo o cumprimento da penalização. Só queremos que a decisão dos comissários seja cumprida", completou Oliveira. Se o resultado daquela corrida for mesmo modificado, Meira perderá os 20 pontos conquistados na vitória pois cai para a 11a colocação, e João Paulo sobe do sétimo para o sexto lugar.
Como restam ainda quatro corridas para o encerramento da temporada e oitenta pontos estão em jogo, a decisão de punir Meira acirraria a briga pelo título. A próxima rodada dupla será realizada no circuito de rua de Piriápolis, no Uruguai, uma pista que também deve equilibrar a disputa entre o chassi 2000, usado por Meira, e o carro modelo 94 de João Paulo Oliveira. "Essa é uma das corridas que exigem maior nível de concentração de todo o calendário", disse o piloto paulista. "O circuito é estreito e, por ser perto do mar, é sempre muito sujo de areia. Esta pista não dá margens a erros."
Após 14 etapas disputadas, os dez primeiros colocados no campeonato são:
1)Vítor Meira (BRA), 217 pontos;
2)João Paulo Oliveira (BRA), 172;
3)Luiz Fernando Uva (BRA), 130;
4)Juliano Moro (BRA), 114;
5)Duda Pamplona (BRA), 97;
6)Mariano Altuna (ARG), 61;
7)Gabriel Furlan (ARG), 59;
8)Gabriel Werner (ARG), 51;
9)Thiago Medeiros (BRA), 51;
10)Wagner Ebrahim (BRA), 43 pontos.