Vitoria (Espanha) - O campeão nacional espanhol prova de estrada Alvaro Gonzalez de Galdeano alegou inocência após um teste positivo para o esteróide anabolizante nandrolona.
"Quando a palavra doping é mencionada é chocante, mas estou confiante e calmo, porque sei que não sou culpado", disse o ciclista à rádio basca Euskadi. "Por hora, até que seja feita a decisão final, a União Internacional do Ciclismo tem que ficar ao lado do atleta."
O ciclista e sua equipe Vitalicio acreditam que o teste positivo se deve à ingestão de suplementos alimentares contaminados importados dos EUA. "Os resultados da análise excederam o limite apenas por uma quantia pequena, e há certos níveis presentes no produto que nós tomamos", disse Gonzalez de Galdeano.
O atleta de 30 anos teve o teste positivo no dia 20 de agosto, pouco antes do evento Volta da Espanha. Agora ele pode ser suspenso de seis meses a um ano. O ciclista basco era originariamente um integrante da equipe espanhola para o campeonato mundial desta semana, na França. Mas ele já havia deixado antes a equipe, depois de uma contusão no último dia da Volta da Espanha.
Galdeano terá que esperar dez dias pelo resultado de um segundo teste. Se o resultado for confirmado, o novo contrato que ele assinou com a equipe ONCE para a próxima temporada estará ameaçado.
O companheiro de equipe de Gonzalez de Galdeano, o tcheco Jan Hruska, perdeu as Olimpíadas de Sydney depois de um teste positivo para nandrolona durante a Volta da Espanha.