Por Oliveira Júnior
Cuiabá - Embalados com o sucesso da primeira Liga de Vôlei de Mato Grosso os dirigentes do futsal regional seguem o mesmo rastro da profissionalização.
Depois de ter clubes como o Gercafi e Uirapuru ente os primeiros do ranking da CBFS, nas décadas de 80 e 90, o salonismo regional busca a sua reestruturação e o primeiro passo para esse projeto é a criação da Liga Cuiabá de Futsal.
O lançamento oficial da entidade será amanhã á noite, em Cuiabá e a primeira competição já começa no domingo, com transmissão ao vivo pela tv local (TV Gazeta). O evento tem o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel).
“Nosso objetivo é colocar o futsal de Mato Grosso de novo no cenário nacional,” diz Macedo Filho, criador da entidade. Parta Luisinho Magalhães, do Mixto/São Gonçalo, "o surgimento de uma nova entidade e o apoio da mídia, serão decisivos para a equipe chegar à Liga Nacional", disse.
Quatro das cinco equipes convidadas para a 1ª Liga Cuiabá de Futsal estréiam no próximo domingo. A rodada que abre a competição começa às 10h no ginásio Dom Aquino, com entrada franca. Hobby/Master x Gênus Gráfica & Painéis e Mixto/São Gonçalo x Puma/Postos América são os jogos que abrem o torneio.
Estas duas partidas serão transmitidas ao vivo pela TV Gazeta.
A Liga foi criada com o apoio da Federação Mato-grossense de Futsal (FMFS). "Não cobraremos ingresso, que é justamente para atrair os torcedores, pois o futsal vive um recomeço em Mato Grosso", explicou Macedo Filho.
Na primeira rodada folga o Chiroli/Moda Verão. "Na seqüência virá a final da Copa Mato Grosso e a Liga dará uma motivação maior", acredita Francisco Xavier, presidente da FMFS.
Os clubes investem alto para a competição. A Puma/Postos América, por exemplo, contratou o time inteiro do Taboão da Serra (SP).