Porto Alegre - Os últimos detalhes que faltavam para sacramentar o Campeonato Gaúcho de 2001 foram decididos na tarde terça-feira, em encontro que reuniu dirigentes da Capital e do Interior na Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
O campeonato, com início marcado para 7 de janeiro de 2001, contará mais uma vez com a parceria da RBS. O torneio reunirá 17 equipes na busca do título estadual – 13 disputando quatro vagas numa seletiva, além de Caxias, Inter, Grêmio e Juventude, que só entram na fase final.
O campeonato de 2001 será bem semelhante ao deste ano. Entre as novidades, está a disputa da seletiva em um grupo único. Cada equipe disputará 12 partidas, sendo seis em casa e seis fora. Além disso, os times que estiverem disputando o octogonal poderão pedir empréstimo de até dois jogadores de equipes eliminadas na seletiva. A questão mais polêmica foi o rebaixamento. Isso porque a Série B apontará três representantes à primeira divisão (o Avenida, além do campeão e vice do grupo dos vencedores da Série B).
Os dirigentes de equipes da Série A alegaram que uma vaga adicional foi decidida em reunião entre os clubes da divisão de acesso e se sentiram prejudicados. Depois de muita discussão, ficou decidido que somente dois clubes serão rebaixados na primeira fase. O restante dos rebaixados será decidido em uma próxima reunião – ainda sem data marcada.
Segundo o presidente da federação, Emídio Perondi, o ponto mais importante da reunião foi o consenso sobre a nova proposta da entidade para o Gauchão de 2002. Os times reclamavam de montar suas equipes para disputar uma competição que dura menos de dois meses – a seletiva vai de 7 de janeiro a 24 de fevereiro. Com a fórmula apresentada ontem pela FGF, os clubes passariam 10 meses em disputa. A classificatória do campeonato de 2002 seria realizada a partir de abril de 2001, com uma duração maior. Dessa seletiva, sairiam os outros times rebaixados.