Van Gaal sente a ira dos crÃticos holandeses
Sexta-feira, 13 Outubro de 2000, 02h08
Atualizada: Sexta-feira, 13 Outubro de 2000, 02h08
São Paulo - Com apenas três jogos à frente da Seleção Holandesa, o técnico Louis Van Gaal já está enfrentando uma série de crÃticas da imprensa do paÃs. Ele foi considerado o grande culpado pela derrota para Portugal, anteontem em Roterdã, por 2 a 0. "Os erros táticos de Van Gaal resultaram em uma amarga derrota. Ele brincou com fogo e deixou Portugal em ótima situação para 2002", criticou o diário "De Volksrant" em sua edição de ontem.
Van Gaal assumiu a Seleção Holandesa após a frustrante participação do paÃs na fase final da Eurocopa. Comandada por Frank Rijkaard e jogando em casa, a Holanda era considerada favorita para o tÃtulo, mas caiu na semifinal diante da Itália. Vindo do Barcelona, de onde saiu debaixo de crÃticas da imprensa catalã, Van Gaal chegou dizendo que seu objetivo era o tÃtulo na Copa de 2002. Em três partidas nas Eliminatórias, a Holanda empatou em casa com Eire por 2 a 2, na estréia; goleou o medÃocre Chipre por 4 a 0; e perdeu para os portugueses em casa. Ocupa a quarta colocação no Grupo 2 com 4 pontos, atrás de Portugal (7), Estônia (6) e Eire (5).
Os jornais criticaram as escolhas de Van Gaal para escalar o time contra Portugal. Deixou Overmars jogando na direita e colocou em sua posição o inexperiente Wilfred Boum, além de dar uma chance para Mario Melchiot, do Chelsea. "Foi uma ducha de água fria para o técnico e sua idéia de escalar novatos", disse o "Algemeen Dagblad", que também criticou os zagueiros Stam e Numan.
Sob pressão - O técnico já sente o peso das crÃticas. "Parece que agora nós teremos que vencer quase todos os próximos jogos. Não é impossÃvel, mas agora estamos sob pressão", diz. A Holanda ainda tem sete jogos para fazer, o próximo apenas em março contra Andorra. Os primeiros colocados de cada um dos nove grupos garantem vaga para a Copa de 2002. Os oito melhores segundos colocados serão divididos em quatro confrontos, de onde sairão os outros classificados da Europa.
Outro que sente a pressão da falta de bons resultados é Nils Johan Semb, da Noruega. Sua seleção perdeu em casa para a Ucrânia e tem campanha ainda pior que a Holanda - obteve ainda dois empates em três partidas - e a quarta colocação no grupo 5, atrás de Polônia, Ucrânia e Bielo-Rússia. Ontem, Nills ofereceu seu cargo para os dirigentes noruegueses, que optaram por sua permanência no cargo.
Alemanha - Depois de duas semanas de interrupção por causa dos jogos da seleção nas Eliminatórias, o Campeonato Alemão será retomado hoje com o primeiro jogo da oitava rodada. O Borussia Dortmund, terceiro colocado, recebe o Freiburg. O jogo mais esperado da rodada é amanhã, entre Bayer Leverkusen e Werder Bremen.
Jornal da Tarde
Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal
|