São Paulo – Depois de perder nove games seguidos, o tenista brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, acabou eliminado do Torneio de Tóquio ao cair diante do eslovaco Dominik Hrbaty quando perdia por 3 a 0 no terceiro set, na madrugada desta sexta-feira. Segundo a ATP (Associação de Tenistas Profissionais), o tenista disse estar gripado e sem condições de permanecer em quadra. "Eu não tive forças para continuar jogando", disse na entrevista coletiva depois do jogo.
Nos dois primeiros, o brasileiro venceu por 7/6 (8-6) e perdeu o segundo por 6/2.
Com o resultado, Guga, que na semana que vem tem um evento de seu patrocinador em São Paulo, manteve o tabu dos dois últimos torneios (Olimpíadas e Hong Kong), quando também perdeu nas quartas-de-final, para o russo Yevgeny Kafelnikov e o australiano Patrick Rafter, respectivamente.
Hrbaty, 23º na Corrida dos Campeões, vai enfrentar o equatoriano Nicolas Lapentti, que derrotou Byron Black, do Zimbábue, por duplo 6/2 também nesta sexta-feira.
No primeiro set, Guga e Hrbaty fizeram um jogo bem equilibrado, mas o brasileiro acabou levando a melhor ao vencer no tie break por 8 a 6.
No segundo, Kuerten teve o jogo nas mãos, chegando a abrir 2 a 0. Depois disto, porém, só deu Hrbaty, que ganhou os seis games seguintes fechando o set.
O eslovaco também ganhou os três primeiros game do último set, quando o brasileiro acabou desistindo da partida.