São Paulo - A seleção brasileira de futsal começa a treinar nesta segunda-feira, em Fortaleza, visando o hexacampeonato mundial da modalidade na Guatemala. Os atletas se apresentarão no Colonial Praia Hotel às 12 horas e no mesmo dia serão submetidos à avaliações médicas para checar a condição física de todos os selecionados.
Diferentemente de outras preparações, o técnico do Brasil Vander Iacovino terá desta vez seu desejo realizado: tempo para trabalhar com os jogadores.
Acostumado a reunir os atletas dois dias antes de algum Desafio Internacional ou competição, Vander terá quase um mês para desenvolver um planejamento adequado antes da estréia no Mundial diante do Casaquistão.
"Temos de treinar tudo que envolve o jogo. Na parte tática treinaremos várias jogadas ensaiadas e a marcação sempre em cima do adversário para, assim, conseguirmos furar os bloqueios. Temos de nos dedicar muito à parte física, pois é de fundamental importância para concretizarmos nosso plano tático", disse Vander, que definiu o preparo dos jogadores em tempo integral de segunda à sexta e meio período nos sábados e domingos.
Para superar as mais diferentes escolas do futsal mundial na primeira fase da competição –Casaquistão, Guatemala e Portugal-, Vander Iacovino tem uma idéia traçada para enfrentar todos os adversários. "Quero surpreender as outras seleções na marcação. Os jogadores brasileiros sabem atacar por natureza e, além de marcarmos bem na nossa quadra e partirmos para o contra-ataque, também quero uma marcação muito forte para roubarmos a bola na quadra adversária. Enfrentaremos adversários difíceis e contra cada um deles adotaremos posturas diferentes, mas sempre buscando uma marcação sólida", ressaltou o técnico.