São Paulo - O ultramaratonista brasileiro Luciano Prado dos Santos (Mizuno) está viajando quarta-feira para a Holanda em busca de novos desafios: chegar entre os três melhores e quebrar o recorde da prova de 24 horas de Uden, que acontece neste sábado e domingo, dias 21 e 22 de outubro.
"Sei que será difícil, pois esta é uma competição de nível técnico muito alto, com grandes nomes do continente europeu, mas estou indo para lá bem preparado e disposto a superar a distância de 240 quilômetros", diz Luciano, confiante. A 24 horas de Uden deverá reunir este ano entre 500 e 600 atletas.
Segundo ele, esta cidade holandesa fica abaixo do nível do mar, o que favorece a quebra do recorde, que é de 238 quilômetros e 490 metros. "Venho treinando especificamente para esta competição há pelo menos três meses", completa o atleta patrocinado pela Mizuno, que neste último final de semana encerrou sua preparação com atividades na Serra da Cantareira, na sona norte de São Paulo.
Luciano Prado dos Santos venceu em 1999 a Ultramaratona Mizuno (24 horas), no Ibirapuera, em São Paulo, e a 17ª Run Across the Years Race, em Phoenix, EUA (48 horas), quando bateu o recorde sul-americano - 365 quilômetros e 200 metros. Este ano, Luciano foi o primeiro lugar na Ultramaratona Mizuno Summer Draft (48 horas), tendo vencido também a Volta da Ilha, em Florianópolis (no mês de abril) e a Volta de Eppeville, na França (em maio).