Rio - A derrota por 2 a 1 para o Sport, no último sábado pela Copa João Havelange, ainda não foi digerida pelos dirigentes do Flamengo. O clube pedirá não só a suspensão do árbitro Oscar Roberto de Godoi, como também a sua eliminação da Conaf (Comissão Nacional de Árbitros de Futebol).
O árbitro da Federação Paranaense é apontado pelos rubro-negros como principal responsável pela derrota do último sábado e foi acusado por dirigentes de fazer parte de um esquema de manipulação de resultados.
“Godoi teve uma arbitragem tendenciosa. Os jogadores do Sport agarravam os do Flamengo pela camisa e não eram punidos. Denílson e Athirson foram expulsos por reclamarem da violência. Ele marcou um pênalti duvidoso contra o Flamengo e favoreceu o Sport. Godoi é mau-caráter e não pode apitar mais nenhum jogo”, disse o vice-presidente de futebol rubro-negro, Walter Oaquim.
Segundo a suspeita dos dirigentes do Flamengo, existiria uma quadrilha armada para favorecer os clubes que têm representantes no Congresso Nacional, como o próprio Sport (Luciano Bivar), Vasco (Eurico Miranda) e Cruzeiro (Zezé Perrella). Para evitar novos problemas, os rubro-negros prometem apresentar uma reclamação também no Clube dos 13.
“Vou procurar saber se há interesse em que o Flamengo seja logo desclassificado. Se houver isso, o clube sai da competição e vai disputar amistosos”, afirmou Oaquim.
O vice-presidente de futebol vem tentando encontrar respostas para a queda de rendimento do Flamengo na Copa JH. A equipe, que chegou a estar na quarta colocação, caiu para o 15º lugar, com 23 pontos, após três derrotas consecutivas, para Ponte Preta, Botafogo e Sport.
“O Flamengo ainda não pôde contar com a zaga titular (Juan e Gamarra). Além disso, o time está sempre desfalcado de mais quatro ou cinco jogadores. Assim, não há tempo para se obter conjunto e os maus resultados aparecem”, lamentou Oaquim, que pede mais compreensão aos torcedores. “A situação ainda não é dramática. É difícil, em razão das três derrotas, mas a torcida precisa ter tranqüilidade, porque senão vai piorar. Uma vitória sobre o América-MG mudará tudo”.
Para a partida desta quarta-feira, contra o América, no Maracanã, o técnico Carlinhos não poderá contar com o atacante Denílson e com o lateral-esquerdo Athirson, que cumprirão suspensão. A tendência é que Adriano volte a ser titular no ataque. Na lateral, Maurinho deve ser escalado na direita, enquanto Bruno Carvalho seria improvisado na esquerda. No gol, Júlio César, recuperado de uma entorse no tornozelo esquerdo, pode voltar em lugar de
Clemer. Já Leandro Ávila retornará à cabeça-de-área, em substituição a Rocha.