CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasileiro pode ser cobrador de pênaltis na Alemanha
Segunda-feira, 16 Outubro de 2000, 17h19
Atualizada: Segunda-feira, 16 Outubro de 2000, 17h19

Bremen (Alemanha) - Bremen-Leverkusen, 88 minutos: o pênalti do austríaco Andreas Herzog, cobrador oficial do Bremen, é espalmado pelo goleiro do Leverkusen e vai a córner no momento em que sua equipe perdia por 1-3 para a equipe do futuro técnico da seleção alemã, Christoph Daum.

Na cobrança de escanteio, o alemão Marco Bode reduz a diferença. Dois minutos mais tarde, o goleiro da equipe de Leverkusen, o suíço Pascal Zueberbuehler, comete uma falta sobre Fabian Ernst dentro da área e é expulso.

Chega o mometo do brasileiro Aílton Gonçalves da Silva, de 27 anos. "Como não havia conseguido converter o pênalti, era lógico que Aílton tomasse o meu lugar", explicou o austríaco.

Com muita calma no final de uma partida complexa, Aílton marcou o gol de empate com uma cobrança rasteira. "Acho que depois deste gol ele será o nosso número 1 para os penais", declarou Herzog.

Esse foi o terceiro gol do brasileiro na temporada, o primeiro marcado de pênalti. O sul-americano chegou à Bremen em 1998, vindo da equipe da Universidade Nuevo León, em uma transação de aproximadamente 2,7 milhões de dólares (foi a compra mais cara do clube alemão). Com sua façanha, Aílton calou todos aqueles que diziam que sua transferência havia sido um "erro".

Depois de uma excelente temporada 1999-2000 com o novo treinador do clube, Thomas Schaaf, na qual ele marcou 14 gols, o brasileiro, vítima de uma estiramento muscular, não havia se destacado na estréia da temporada 2000-2001. Desde que marcou três gols na partida de volta da Copa da UEFA contra a equipe turca do Antalyaspor (6-0) o brasileiro voltou a sua melhor forma.

Para explicar o segredo de seu sucesso, Aílton declarou: "o treinador me disse que se tivesse uma oportunidade deveria convertê-la e assim eu fiz". Apelidado de "Toni" por seus companheiros, que cada vez o estimam mais - seus grandes progressos em alemão influem -, o jogador demonstrou novamente seu imenso talento durante uma partida válida pela sétima rodada do Campeonato Alemão, na qual marcou o gol da vitória da equipe (1-0) em Friburgo.

Para a revista de futebol Kicker, Aílton foi o melhor jogador da partida. Contra o vice-campeão Bayer Leverkusen, ele evitou que sua equipe (14ª colocada) caísse para uma posição de descenso na tabela.

AFP


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Campeonato Alemão
Hertha Berlin derrota Hansa Rostock na Alemanha
Cottbus derrota Bayer no Alemão
Após duas semanas, volta o Campeonato Alemão
Rink é suspenso por seis semanas na Alemanha
Veja lista completa