Belo Horizonte - Os experientes Pintado e Paulo César deverão ser as novidades no time do América que amanhã enfrenta o Flamengo, no Maracanã. O volante, que não enfrentou o Palmeiras por cumprir suspensão automática, e o lateral-direito, recuperado de contusão, treinaram ontem normalmente e devem ser confirmados hoje pelo técnico Jair Pereira durante o treino da manhã. A delegação viaja à tarde para o Rio de Janeiro.
Se confirmar a entrada de Pintado no time que amanhã enfrenta o Flamengo, o treinador terá que se decidir por quem sairá: Ruy ou Tucho. As maiores chances de permanência são do segundo, que vem sendo o titular na armação de jogadas há cinco partidas consecutivas - ele ocupa a posição que já foi de Arílson e Fabrício. Sendo assim, Pintado fará a proteção da zaga junto a Edgar e Claudinei jogará mais avançado, auxiliando os jogadores de frente.
O lateral-direito Paulo César se contundiu ainda no primeiro tempo da partida com o Palmeiras. Sentiu dores na coxa direita, onde foi constatado um estiramento. Passou os últimos dias em tratamento para retornar no jogo de amanhã.
A folga na rodada de final de semana acabou prejudicando o América na briga pela classificação no Módulo Azul da Copa João Havelange. Sem jogar desde a última quarta-feira, quando empatou sem gols com o Palmeiras, o time comandado pelo técnico Jair Pereira caiu da 19ª para a 21ª posição na tabela. Por isso, o jogo de amanhã contra o Flamengo é de vital importância para as pretensões do América na competição.
A Copa João Havelange tem mais um jogo hoje - São Paulo e Internacional -, ao contrário da rodada de final de semana, o América não corre o risco de cair. As duas equipes ocupam posições acima na tabela. E os quatro times que se encontram nas últimas colocações não jogam amanhã. Um alívio para quem precisa de conquistar diante do Flamengo a tão sonhada primeira vitória fora de casa.
Este é o único resultado que interessa à equipe, que está bem longe da média que classificará 12 times para a próxima rodada. Para piorar, quatro dos oito time que estão acima do América e abaixo da Portuguesa - atual 12ª colocada - têm jogos a menos. Assim como o Flamengo, adversário de amanhã, que ocupa o 15º lugar e disputou 16 jogos (o América já jogou 17 vezes). Será a segunda das três partidas que o América tem fora de casa nessa reta final da primeira fase da competição. No próximo domingo joga com o Coritiba, no estádio Couto Pereira, no Paraná.