Detroit - O norte-americano Mike Tyson e o polonês Andrew Golota encontraram-se nesta terça-feira ontem para promover a luta que farão na sexta-feira à noite, no Palácio de Auburn Hills, nos Estados Unidos. Golota, que admitiu estar ansioso pelo combate, prometeu fazer uma luta limpa. Já Tyson, em seu estilo peculiar, disse apenas que seu objetivo é ganhar por nocaute rápido, deixando marcas em seu adversário. A luta entre os pesos pesados está prevista para ter dez assaltos.
Golota, que já chegou a ser desclassificado por "jogo sujo" (em dois combates utilizou-se de golpes abaixo da linha de cintura), garantiu estar na melhor forma de sua carreira e pronto para enfrentar Tyson dentro das regras. "Estou surpreso com a preocupação da imprensa sobre o assunto", disse o pugilista polonês, que deve ganhar US$ 2,2 milhões pelo confronto. "Tive problemas, é verdade, mas estou aqui para fazer a luta de minha vida."
Tyson não quis fazer comentários sobre a tática que usará ou a que seu adversário poderá utilizar. "Quero simplesmente vencer e o mais rapidamente possível", observou o norte-americano, que já foi suspenso por morder as orelhas de Evander Holyfield e por nocautear um oponente depois do gongo. "Ele se lembrará durante muito tempo desta luta."
Depois de lutar na Inglaterra e na Escócia, Tyson diz estar enfrentando novamente problemas por voltar aos Estados Unidos. "Os brancos ingleses e escoceses me amaram quando estive por lá", lembrou o ex-campeão mundial dos pesados. "Quando volto para minha casa, nos Estados Unidos, só ouço coisas más a meu respeito."
Mike Tyson, que lutará em troca de uma bolsa de US$ 10 milhões, acha que deveria ser melhor compreendido. "Sou uma pessoa ansiosa e amarga", afirmou na entrevista coletiva. "Sou também inseguro, algumas vezes, e muito afoito em outras oportunidades."
Golota, relegado à condição de coadjuvante, não tem grandes vitórias em sua carreira. Declassificado por ter dado golpes baixos em Riddick Bowe, foi derrotado pelo atual campeão Lennox Lewis (Conselho Mundial de Boxe) e por Michael Grant, nono no ranking.