São Paulo - O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o coordenador técnico da seleção brasileira, Antônio Lopes, confirmaram no início da tarde desta quinta-feira que o treinador Emerson Leão, do Sport, vai assumir a seleção brasileira.
Lopes deu a informação a jornalistas ao chegar ao prédio da CBF, no Rio. "Leão é o treinador da seleção brasileira", disse o coordenador técnico, assim que chegou à sede da CBF.
O anúncio foi oficializado em entrevista coletiva no início desta tarde.
Leão treina o time no dia 15 de novembro, no Morumbi, contra a Colômbia, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. A primeira convocação sai em 1° de novembro. Segundo Lopes, Leão terá autonomia para definir os convocados.
O convite ao treinador, atualmente no Sport, foi feito na noite de quarta-feira. Ele manifestou interesse em aceitar e conversou com a diretoria do clube, que aceitou a proposta.
Leão deve ficar no Sport até o fim do ano, terminando a Copa João Havelange com o clube. Depois, passa a se dedicar somente à seleção, subordinado a Antônio Lopes.
O técnico chegou ao Rio na hora do almoço desta quinta-feira. Antes, passou pelo treino do Sport, onde conversou longamente com os jogadores, informando que havia recebido e aceito o convite, disse o goleiro Bosco à TV Globo.
Ao chegar ao aeroporto, Leão, que é técnico desde 1987, foi cauteloso. "A seleção é uma casa comum para mim", disse o ex-goleiro, referindo-se ao fato de já ter disputado três mundiais, com um total de 105 partidas.
Com 51 anos, Leão é o quinto jogador que mais disputou partidas pela seleção brasileira. Somente Rivelino, Pelé, Taffarel e Djalma Santos o superam.