Nova York - O exuberante New York Mets disputará a partir de sábado sua primeira World Series em 14 anos com uma onda de emoção, enquanto que o rival New York Yankees, que venceu três das últimas quatro MLB, a liga profissional de beisebol dos Estados, confia em sua experiência.
Nova York verá a final de beisebol entre duas equipes da cidade depois de 44 anos, quando os Yankees enfrentaram o Brooklyn Dodgers.
Os Yankees terminaram a temporada com a pior campanha dos últimos três anos, mas chegaram à final provando para os críticos que não estão tão velhos e lentos. Eles venceram o Seattle Mariners por 9 a 7, e conquistaram o direito de participar de mais uma decisão.
``Você não pode substituir este tipo de experiência e de habilidade para vencer'', disse o atleta Al Leiter, que fará a primeira partida da final, melhor-de-sete, no sábado, no estádio dos Yankees.
Neste ano, Mets e Yankees fizeram seis amistosos, que foram chamados de Subway Series, em referência ao principal meio de transporte de Nova York. Os Yankees venceram quatro.
``Nossa experiência significa que se nós perdermos um jogo ou estivermos atrás no placar, não entraremos em pânico'', afirmou Tino Martinez.
Os dois finalistas de 2000 nunca se enfrentaram na final da World Series. Esta será a quarta decisão dos New York Mets. O time luta pelo terceiro título na história contra 25 dos Yankees.
Os Mets, campeões da Liga Nacional, sabem que terão que conter a emoção para vencer, dizendo que têm que colocar de lado o assédio dos torcedores, da mídia, toda a propaganda que envolve o confronto. ``Nós temos o maior peixe para fritar'', afirmou Valentine.