OURO PRETO, MG - Não teve para mais ninguém. A ciclista mineira Jaqueline Mourão ganhou o segundo dia da oitava edição do Iron Biker, a maior competição de mountain bike do Brasil, impondo mais uma vez uma larga vantagem para a segunda colocada, a paulista Adriana Nascimento, tetracampeã da prova, de 1995 a 1999. Com os pontos da vitória de sábado, Jaqueline subiu ao pódio como a campeã da categoria elite feminino.
A ciclista, de 23 anos, quebrou um jejum de seis anos sem conquistas mineiras nas duas principais categorias do Iron Biker. O único competidor local a ganhar a competição foi Ivanir Teixeira, em 1994, no masculino. “Não sei o que falar. Tenho muito orgulho de ser mineira e deixar este título aqui mesmo", afirmou a biker.
Jaqueline Mourão lembrou que treinou muito para a prova e coroar o ano com a conquista de três campeonatos importantes: o Mineiro, o Interestadual e, agora, o Iron Biker. “Treinava forte todos os dias, cerca de quatro horas, para realizar um sonho de seis anos. Treinava tanto que chegava a chorar de tanta dor que sentia", observou a ciclista, que, na prova de ontem, chegou 18 minutos à frente de Adriana Nascimento.
Ela dedicou a vitória ao namorado Ricardo Guaracy, que aniversariou neste domingo. Guaracy também competiu, na categoria Master, e chegou juntamente com a sua namorada. Nos anos anteriores, Jaqueline Mourão não obteve resultados expressivos devido ao fator emocional. “Ficava muito nervosa e errava tudo. Neste ano, estou sendo acompanhada por um médico alemão, da UFMG, e isso tem me ajudado muito", afirmou.
O Iron Biker deste ano teve seu trajeto invertido, começando no sábado, em Belo Horizonte, com término do primeiro dia em Itabirito. Ontem, a largada aconteceu em Itabirito e foi encerrada em Ouro Preto. A classificação final no feminino: 1º) Jaqueline Mourão/MG; 2º) Adriana Nascimento/SP; 3º Erika Gramiscelli/MG; 4º) Flávia Alcântara/MG; 5º) Alziane Diógenes Bandeira/CE.
Sorte decide no masculino
A categoria masculina acabou sendo decidida na sorte. Com o par ou ímpar que tiraram nos minutos finais da prova de sábado, para definir o vencedor do dia, Abraão Azevedo e Albert Morgen Jr., ambos da Specialized Amazonas, selaram o campeão do Iron Biker. Embora Renato Seabra tenha chegado em primeiro e Albert Morgen em segundo, Azevedo, que terminou em terceiro ontem, ficou com o título por ter sido o vencedor de sábado.
“Estava aquele jogo de comadre no início da prova, o Renato Seabra escapou e abriu e ninguém quis ir atrás dele. Como ele havia chegado em quarto no dia anterior, resolvemos apenas administrar o resultado", observou Morgen Jr. Abraão Azevedo, de Brasília, participa do Iron Biker desde o início da competição, em 1993. Nos dois últimos anos, chegou muito perto da vitória, ao ser o terceiro em 1998 e o segundo em 1999.
O melhor mineiro classificado foi Rogério Pacheco, de Justinópolis, que terminou em 11º no cômputo dos dois dias. O resultado poderia ter sido melhor se não fosse uma atitude nada esportiva de Maurício Borges, que deu uma cotovelada no ciclista mineiro nos quilômetros finais do primeiro dia de prova. “São coisas que acontecem mesmo e o Maurício já é um biker experiente", conformou-se.
A classificação final da Elite Masculina foi a seguinte: 1º) Abraão Assis Azevedo/DF; 2º) Albert Morgan Jr./RJ; 3º) Renato Seabra/SP; 4º) Ivandir de Souza Santos/SP; 5º) Odair Pereira/SP; 6º) Ricardo Alipertti/ES.