Zabreb - Os jogadores da seleção croata de futebol estão dando total apoio ao treinador Miroslav Blazevic, que apresentou pedido de demissão por não agüentar mais a pressão que estava sofrendo por parte da imprensa.
"Não agüentei os ataques contra a minha pessoa, espero que agora, sem mim, as coisas melhorem. Minha decisão é definitiva", disse o treinador. No entanto, tão logo anunciou sua saída, ganhou o apoio irrestrito de seus comandados.
"Não sei se aceitarei a convocação de outro treinador", afirmou Alen Boksic, que deixou claro que vai esperar primeiro pelo substituto de Blazevic. "É uma mudança muito perigosa, porque ocorre no meio das Eliminatórias para a Copa do Mundo", opinou Mario Stanic.
Blazevic é um bósnio-croata nascido em 1935 na cidade de Travniky, que jamais escondeu seus sentimentos patrióticos. Transformou-se em um herói nacional da Croácia quando conquistou em 1982 e 1983 uma Liga e uma Copa da Iugoslávia no comando do Dinamo Zagreb.
Sua reputação ficou manchada quando incitou vários jogadores a assinar um manifesto favorável aos ex-combatentes croatas durante a Guerra que assolou a região na década de 90. Na ocasião, apelou pelo fim da perseguição contra alguns oficiais e ex-soldados acusados de cometer crimes de guerra. A imprensa não demorou para reagir e iniciou uma intensa campanha em favor de sua demissão.