Rio - A tradicional Regata Santos-Rio vai fazer história em 2000. Neste ano comemora-se a 50ª edição da competição, cuja largada está prevista para as 13h desta sexta-feira, no Guarujá, em Santos.
A Equipe Telemar, que mais uma vez lança mão do veleiro Sorsa, de Celso Quintela, contará com as estrelas Lars Grael e Eduardo Penido para ratificar sua condição de favorita ao título na classe Oceano. A chegada está prevista para este domingo, no Iate Clube do Rio de Janeiro.
"É sempre muito bom poder participar de uma grande festa como é a Santos-Rio. E ela está ainda mais especial neste ano, pois haverá a comemoração dos seus 50 anos. Nós torcemos por bons ventos e pelo bom desempenho do Sorsa", disse Eduardo Penido, medalha de ouro na classe 470 na Olimpíada de Moscou, em 1980.
Outras grandes atrações prometem levar emoção à festa dos 50 anos da regata. O Iate Clube do Rio de Janeiro inscreveu um veleiro muito especial: toda sua tripulação será formada por iatistas que participaram da primeira edição desta competição, em 1950.
"Será importante para o evento, seus organizadores e patrocinadores que atletas e campeões olímpicos estejam presentes", disse Lars Grael, medalha de bronze nas Olimpíadas de Seul e Atlanta na classe Tornado.
Além de Lars Grael e Eduardo Penido, da Equipe Telemar, também confirmaram presença os iatistas Torben Grael, Marcos Soares e Robert Scheidt.