Rio - Nada mudou no Módulo Verde-Branco da Copa João Havelange. Em julgamento realizado nesta quinta-feira, à noite, na sede da CBF, o Juventus-SP perdeu por seis votos a zero o direito de manter-se na competição, segundo decisão dos auditores do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva.
Isto significa que está confirmada a partida entre Moto Clube e Etti Jundiaí, para este sábado, no Maranhão.
O recurso do Juventus, na verdade, era um mandado de garantia, concedido no último dia 20, pelo então presidente em exercicio da STJD, Paulo César Salomão.
A equipe paulista estava querendo de volta os pontos que lhe foram tirados pela Comissão Executiva da Copa João Havelange do jogo contra o Etti Jundiaí. A irregularidade do Juventus, e que acabou ocasionando a sua desclassificação, estaria na escalação indevida de Lúcio Wagner.
De acordo com uma mudança no regulamento da Copa João Havelange, já no andamento da competição, o jogador reincidente numa expulsão teria de cumprir o dobro de partidas da última suspensão automática. Foi o caso de Lúcio, que foi expulso duas vezes mas, na segunda, ficou de fora apenas um jogo, retornando justamente no confronto com o Etti.
Os dirigentes do Juventus alegaram não ter recebido o novo regulamento, e sob esse argumento conseguiram o mandado de garantia para manter-se na Copa João Havelange, decisão agora suspensa pelo STJD.
Segundo o advogado do Juventus, Paulo Goyaz - o mesmo que defendeu o Gama na briga para ser incluído na Copa João Havelange -, primeiro é preciso analisar as conseqüências da decisão do STJD.
“Não entendo como uma situação definitiva. O mandado do Juventus foi apreciado aqui, e não o mérito da questão, que é o Juventus ser mantido na Copa João Havelange. O clube poderá entrar com recurso junto à Secretaria do STJD para que, em primeira instância, a questão seja julgada pela Comissão Disciplinar. Depois restaria ainda recorrer, aí sim, ao STJD”, afirmou.
Paulo Goyaz acrescentou ter estranhado a divulgação da escala de arbitragem
para o jogo Etti x Moto Clube às 17h desta quinta-feira.
Como o julgamento estava previsto para ocorrer a partir das 19h, esta
partida estava sob risco de ser adiada.