São Paulo - A esperança de conquista de título para o Brasil na Copa Ericsson, depois da eliminação de Fernando Meligeni para o espanhol Alberto Berasategui, ficou nas mãos de Thomas Behrend, tenista nascido em Porto Alegre, mas que joga pela Alemanha desde 1993.
Com sua vitória sobre o peruano Luiz Horna, por 6/4 e 6/4, garantiu a classificação para as semifinais e, neste sábado, enfrenta Marcelo Cracca (Alemanha) por uma vaga na decisão do torneio. A rodada, com as duas semifinais, começa às 11 horas, no Clube Paineiras do Morumbi. O ingresso custa R$ 12,00, mas quem estiver com um celular da Ericsson entra de graça.
Sempre que vem jogar no Brasil, Behrend passa por uma detestável experiência, embora tenha nascido em Porto Alegre e seus pais também sejam brasileiros. "Na apresentação dos jogadores, mesmo que enfrente um argentino, sempre o meu adversário é mais aplaudido do que eu", conta o tenista.
Esta situação começou a mudar agora, com sua boa campanha na Copa Ericsson. Passou a ser um pouco mais conhecido do público e, nesta sexta-feira, no Paineiras, chegou até a sentir o incentivo da torcida, que o elegeu como preferido para a conquista do título.
"Foi uma experiência emocionante", definiu Behrend, que na esperança de tornar-se mais íntimo da torcida posou para fotos com a bandeira brasileira. "Afinal, eu me sinto brasileiro, sou brasileiro, só que tenho passaporte alemão."
Como vive na cidade de Aachen e defende um clube da Alemanha, Behrend é apresentado pela Associação dos Tenistas Profissionais, como tenista alemão. Esta situação só irá se modificar se ele for convocado pelo técnico Ricardo Acioly para defender o Brasil na Copa Davis. A partir disso, passaria a ser indicado como atleta brasileiro.
"Já falei com o Acioly e estou à disposição dele", afirmou Behrend. "Se me convocar vou jogar pelo Brasil."
Além de Behrend, o tênis brasileiro ainda tem Alexandre Simoni na disputa do torneio de duplas da Ericsson. Ao lado do argentino Pablo Albano ganhou de Cristiano Testa e Daniel Melo, por 6/3 e 6/3 e garantiu vaga nas semifinais. Simoni e Albano enfrentam neste sábado os argentinos Mariano Hood e Sebastian Prieto.