México - O técnico da equipe mexicana Chiva de Guadalajara, Jesus Bracamontes, denunciou neste sábado uma tentativa de suborno na Copa Merconorte.
Segundo ele, "alguém comentou que, para o Chiva vencer o Atlético Nacional de Medellin, pela semifinal da Merconorte, teria de pagar US$ 20 mil ao árbitro do jogo", denunciou Bracamontes ao diário mexicano Esto e a um programa de televisão especializado em esportes.
Ele reforçou que o Chivas não arrumou o dinheiro porque jamais entraria em corrupção. O Chiva Guadalajara teve duas expulsões na partida de quarta-feira e depois de empatar em 3 a 3 com o Atlético Nacional com um gol no último minuto foi eliminado nos pênaltis em partida dirigida pelo árbitro brasileiro Antônio Pereyra.
Bracamontes não identificou à Federação de futebol quem supostamente teria pedido o dinheiro, mas revelou que era amigo de muitos anos desta pessoa e que, inicialmente pensou que fosse uma brincadeira. O treinador assegurou que está disposto a ratificar tudo que falou às autoridades e demais membros da Federação Mexicana de Futebol. O presidente da Federação Mexicana, Alberto de la Torre, afirmou que desconhece todas as declarações do técnico do Guadalajara e que deverá pedir uma investigação sobre o caso.
"Entendemos que isso devia ser denunciado diretamente aos dirigentes da Conmebol (Confederação Sul-americana) porque o torneio é patrocinado por eles”, disse De la Torre. Da Merconorte 2000 participaram as equipes mexicanas Toluca, Pachuca, Necaxa e Guadalajara, sendo que este último foi o único clube que obteve classificação.