Los Angeles - Com a ausência, por lesões, de algumas das principais estrelas da NBA, a temporada de 2000/2001, que começa nesta terça-feira com 13 jogos na primeira rodada, será transmitida em 40 idiomas para 200 países, por 125 redes diferentes de televisão.
De acordo com os números divulgados pelos dirigentes da Liga Profissional do basquete norte-americano, o calendário terá 82 partidas que serão mostradas em mais de 750 milhões de lares em todo o mundo.
Numa campanha tão desgastante, a preparação física será fundamental para aqueles jogadores que sofreram contusões e têm que recuperar o terreno perdido. A principal ausência da temporada será o pivô Alonzo Mourning (Miami Heat), que tem uma estranha doença renal que só ataca os afro-americanos, igual a que teve Sean Elliot, do San Antonio. Mourning não tem previsão para voltar a jogar.
As outras baixas desta temporada são temporárias: Hakemm Olajuvwon (Houston Rockets), Dikembe Mutombo (Atlanta Hawks), Jalen Rose (Indiana Pacers), Luc Longley (Nova York Knics) e Arvidas Sabonis (Portland Trail Blazers).
Apesar destes desfalques, a NBA conta com outras estrelas capazes de deslumbrar seus fiéis seguidores, como Tim Duncan, Shaquille 0’Neal, Kobe Briant, Vince Carter e muitos outros que fazem parte do basquete mais competitivo e melhor remunerado do mundo.