Rio - A lista dos jogadores brasileiros convocados pelo técnico Émerson Leão para a partida contra a Colômbia no próximo dia 15, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, teve três surpresas: Lúcio (Inter), Mineiro (Ponte Preta) e Adriano (Flamengo). Leão explicou a convocação dos atletas: "Mineiro já vem merecendo observações há algum tempo. Por isso, está sendo pretendido por vários clubes. Não é porque hoje em dia atua em um clube de menos prestígio nacional que não será convocado. Isso serve de incentivo para os demais jogadores. Conheço a carreira do Mineiro. Trata-se de um meia rápido, que sabe guardar a posição e que me satisfaz."
Para Adriano, muitos elogios: "Apesar de ser prematura a convocação dele para a Seleção Brasileira, eu também fui convocado prematuramente. O Adriano tem méritos e tem estilo. Desde a época do Serginho que não temos um atacante com as características dele: um canhoto alto, com presença de área. Ele tem um potencial de explosão muito grande. Tem porte para fazer parte de um ataque. Além disso, tem um poder de centralização muito grande e sabe fazer a função de pivô, jogando de costas. Temos que incentivar os jovens valores que surgem."
Lúcio, que já foi treinado por Leão, será alertado para não cometer mais indisciplinas na seleção brasileira, como a cabeçada que deu em Roger no jogo contra Camarões, pelas quartas-de-final das Olimpíadas de Sydney.
"É um bom atleta e um bom homem. Tive a oportunidade de trabalhar com ele quando fui treinador do Internacional e ninguém o conhecia. Teve o fato desagradável no jogo contra Camarões, que não deveríamos nem pedir para que não se repita. Serve de exemplo. O currículo do atleta de seleção brasileira só deve ser lembrado para coisas positivas. Pretendo conversar com ele", comentou Leão.
Lúcio, aliás, foi o único jogador que esteve nas Olimpíadas de Sydney convocado para o jogo contra a Colômbia. Nem Ronaldinho Gaúcho, do Grêmio, foi lembrado. No entanto, Leão afirmou que não é uma represália ao mau rendimento deles nos Jogos Olímpicos:
"Não é um castigo a quem esteve em Sydney, mas a maioria que esteve nas Olimpíadas não está correspondendo bem. No entanto, não há restrição a quem quer que seja. Eles podem ser convocados para outro jogo ou até para enfrentar a Colômbia, caso haja uma contusão."