São Paulo – Pentacampeã mundial e favorita à conquista do hexa no torneio que acontece na Guatemala a partir do próximo dia 18, a seleção brasileira de futsal está inovando em sua preparação. Pela primeira vez o time irá conta com um preparador de goleiros em sua comissão técnica. O cargo foi assumido por Luiz Alberto Cidade, o Lambari.
Praticamente obrigatória no futebol de campo, apenas nos últimos anos a função vem ganhando espaço nas quadras. “ É muito importante ter um preparador de goleiros para corrigir os erros e também perceber alguns detalhes que passam pela gente e ele pode ver, pois essa é a sua função. É mais um para ajudar todo o grupo”, diz Vander Iacovino, técnico da seleção brasileira.
Lambari, que trabalha no Carlos Barbosa (RS), tem comandado diariamente os treinos de Lavoisier, Rogério e Franklin. “Nós vamos antes para o ginásio e trabalhamos a parte. Eles vêem aceitando bem o trabalho que não é muito pesado, pois também temos a parte física com o Beto (preparador-físico) e uma completa a outra”, diz. “As seleções que irão enfrentar o Brasil em sua maioria vão marcar no meio da quadra, ou seja, esperando um erro para iniciar os contra-ataques. O goleiro tem de estar concentrado e aquecido, pois um detalhe deste pode ser fatal no jogo.”