São Paulo – Em busca de novos mercados, a Fórmula 1 virou seu alvo para a Índia e sua população de cerca de 1 bilhão de habitantes. Para conquistar o público, a arma já foi escolhida: o piloto Parthiva Sureshwaran, de 20 anos, pode assumir uma vaga na mais importante categoria do automobilismo mundial nos próximos três anos. A informação é da agência de notícias Reuters.
O piloto é o atual líder da Fórmula Asia 2000, que terá seu encerramento no próximo domingo. Ele começou a correr no kart, em 97, e diz ter o tetracampeão mundial Allain Prost e o brasileiro Ayrton Senna como suas maiores inspirações. “A televisão teve um papel importante na minha vida. Foi com ela que comecei a assistir pilotos fantásticos como Prost e Senna. Vou fazer tudo o possível para conseguir chegar lá”, afirmou.
O circuito europeu de automobilismo já tem um indiano. Narain Karthikeyan disputou a temporada deste ano da F-3 inglesa pela equie Stewart, mas suas chances de chegar à formula 1 são mais reduzidas em relação a Sureshwaran, que está prestes a ganhar o primeiro título internacional que disputa.