São Paulo - A última rodada da Copa dos Campeões da Europa continua nesta quarta-feira, com jogos em quatro grupos. Três dos principais clubes do futebol europeu (Barcelona, Manchester United e Juventus) terão jogos de risco e vão ter muitas dificuldades para conseguir a classificação. A situação mais complicada é a do Barcelona.
Com apenas cinco pontos e ocupando a terceira posição do grupo H, a equipe espanhola, com Rivaldo em excelente fase, necessita vencer o Besiktas, no Camp Nou -que terá segurança reforçada- e ainda torcer por uma derrota do Leeds para o classificado Milan, no San Siro. Esta partida, aliás, está cercada de polêmica, pois no início da semana surgiram especulações de que a diretoria do Barcelona estaria oferecendo aproximadamente US$ 2,1 milhões com o objetivo de estimular os atletas do Milan.
No grupo G quem corre o risco de ficar de fora é o Manchester United, vencedor da penúltima edição do torneio. O time inglês tem sete pontos e só passa para a próxima fase se vencer, em casa, o eliminado Dínamo de Kiev, independentemente do resultado de PSV Eindhoven e Anderlecht (os líderes da chave, ambos com nove pontos), na Holanda.
A Juventus também não vive uma situação das mais tranqüilas. Com seis pontos, o time italiano viaja até a Grécia para enfrentar o Panathinaikos, que tem cinco e ainda tem chances de classificação. Sem Zidane e Davids, suspensos, a Juventus só fica com a vaga sem depender do resultado do outro jogo (Hamburgo e La Coruña) em caso de vitória. Caso empate, precisa torcer para o Hamburgo -que também está na briga, com cinco pontos- não derrotar, em casa, o classificado La Coruña.
No grupo F a situação já está definida. Bayern de Munique e Paris Saint-Germain garantiram a classificação e enfrentam Rosenborg e Helsinborg, respectivamente, apenas para cumprir tabela. Os terceiros colocados de cada uma das chaves terão direito a participar da próxima edição da Copa da Uefa.