CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 Últimas Notícias
 NBA
 WNBA
 Liga Sul-Americana
 Brasileiro Masculino
 Brasileiro Feminino
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Basquete
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

McGrady é o novo candidato a estrela na NBA
Quarta-feira, 08 Novembro de 2000, 10h21

São Paulo - Com a contusão de Grant Hill, Tracy McGrady tem uma ótima oportunidade de mostrar que o Orlando Magic fez bem em pagar US$ 93 milhões (R$ 181 milhões) para tê-lo por sete anos. Após um jogo de suspensão, o jovem ala-armador de 21 anos voltou ao time na segunda-feira para marcar 31 pontos na vitória de 119 a 99, em casa, sobre o Seattle Supersonics, a segunda consecutiva e terceira da temporada - contra duas derrotas.

Nos 42 minutos em que esteve em quadra, Tracy acertou 11 em 12 arremessos, além de oito em nove tiros livres. E também roubou quatro bolas. "Percebemos que eles estavam cansados, mantivemos nosso ritmo veloz e vencemos o jogo", declarou o jogador, que só tinha marcado mais pontos uma vez: 32 contra o Washington Wizards, na terça-feira passada, até agora recorde de sua carreira.

Ele ainda fala no plural, em nome do grupo, até porque não é um astro. Talvez venha a ser, mas já há quem gaste papel com ele, como a última edição da revista norte-americana Sports Illustrated, que abre uma reportagem de três páginas com a pergunta: aos 21 anos, Tracy McGrady pode ocupar o papel de um superstar?

Vizinho de Shaq e Tiger Tracy tem apenas três anos de profissionalismo, nos quais defendeu o Toronto Raptors. Mas a mudança para Orlando já lhe deu certo status. O jogador que nunca foi à Universidade, nunca participou de um jogo das estrelas, nunca venceu um jogo de playoffs e nunca foi titular durante um campeonato inteiro, vive agora em uma moderna casa de cinco dormitórios à beira de um lago. Dentre seus vizinhos estão Shaquille O'Neal, demolidor pivô do Los Angeles Lakers, e Tiger Woods, melhor (e mais premiado) jogador de golfe do mundo.

Na infância, Tracy viveu em uma casa de três quartos com a mãe e a avó, cidade a 40 minutos de Orlando. Há quatro anos, quando jogava entre os juniores da escola de Auburndale, foi suspenso do time de basquete por gritar com um professor. De lá, foi para uma escola preparatória, onde acabou descoberto pela franquia de Toronto, que optou por ele no draft de 1997.

No início, não saía muito do banco. E quando conseguia entrar no time passava a impressão de que estava com medo, como lembra o armador Dee Brown, ex-Boston Celtics, que jogou com Tracy em Toronto e também se transferiu recentemente para Orlando: "Toda vez que ele cometia um erro, olhava direto para o banco. Eu disse `Não faça isso, porque parece que você está querendo sair'."

Na época, aos 18 anos, Tracy era tratado como um mero rookie. O armador Kobe Bryant, que tinha então 19 anos e já jogava nos Lakers, também deu alguns conselhos. "Ele me disse para não perder a confiança, que minha hora chegaria", lembra Tracy. E chegou.

Pippen melhorado? Doc Rivers, técnico do Orlando, comentou, sobre a contratação de Tracy: "Se ele começar a mostrar seu potencial em um ou dois anos podemos ser um grande time de basquete. Achamos que pode ser uma versão cestinha de Scottie Pippen - e olha que o Scottie é ótimo arremessador."

Com média de 23,8 pontos nos quatro jogos que disputou até agora, esse jogador de 2,03 m e 95,3 kg parece disposto a cumprir bem essa tarefa - e em condições de fazê-lo. Quem sabe ele e Grant Hill ainda não levem o novato Magic, fundado em 1989, a conquistar seu primeiro título da NBA?

Outros resultados de segunda-feira: Denver 96, Dallas 108; Utah 98, Minnesota 92; Vancouver 97, Atlanta 87; Sacramento 79, Portland 75.

Jogos de hoje: Indiana e Milwaukee, Washington e New Jersey, Philadelphia e Indiana, New York e Cleveland, Miami e Seattle, Orlando e Charlotte, San Antonio e LA Lakers, Dallas e Vancouver, Denver e Minnesota, LA Clippers e Utah, Sacramento e Golden State.

Na Europa A Euroliga apresentou na segunda-feira, em Montecarlo, seu guia da competição, com informações sobre clubes, jogadores, treinadores, árbitros e a União das Ligas Européias. São 240 páginas e 520 fotografias, que poderão ser consultadas na semana que vem pelo site www.euroleague.net

Jornal da Tarde


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
NBA
Francis pára Oneal e Lakers perde por 10 pontos
Hornets renova contrato de Jamal Mashburn
Jamal Mashburn renova com Hornets
Sacramento vence a 3ª e Jazz bate Timberwolves na NBA
Veja lista completa