Porto Alegre - O Juventude começa hoje na partida contra o Corinthians, às 20h30min, no Pacaembu, uma verdadeira cruzada para poder manter a esperança de disputar as oitavas-de-final do Campeonato Nacional.
Somente a vitória vale para que a equipe possa seguir lutando nas últimas três partidas da primeira fase – contra Atlético-MG, Bahia e Inter. A equipe ainda vai depender da combinação de resultados para obter a vaga.
O Juventude tem 22 pontos e nove posições para avançar até chegar entre os 12 clubes melhores colocados na tabela. O único fator que favorece o time gaúcho é a má fase do adversário. O Corinthians acumula uma série inédita de nove derrotas consecutivas e já está longe da segunda fase do Nacional – a equipe tem somente 15 pontos.
Depois de uma importante vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, no domingo, a estratégia da equipe de Roberval Davino para converter a vantagem psicológica em pontos é jogar o que o grupo está chamando de futebol inteligente.
”Jogar com inteligência é transferir a responsabilidade de ganhar para o Corinthians, atuar com tranqüilidade e repetir o que feito contra o São Paulo”, explica o volante Sidnei.
O atacante Adriano, artilheiro do time, com cinco gols, concorda com o colega e acrescenta que a forte marcação também é outro caminho para a vitória. Já o técnico Roberval Davino acha que o descontentamento da torcida corintiana com a equipe pode se tornar um importante aliado para os gaúchos. A maior preocupação do treinador é anular os meias Ricardinho e Marcelinho, o que deverá ser feito com uma forte marcação.
O Corinthians vive uma crise. Jogadores são ameçados por uma lista de dispensa e só uma vitória poderá trazer um pouco de paz à equipe.