Belo Horizonte - O técnico Luiz Felipe Scolari vai priorizar, nos próximos dias, no Cruzeiro, o trabalho psicológico, mas sem prejuízo dos treinos técnicos e táticos, na tentativa de recuperar o ânimo do grupo, abalado com a eliminação na Copa Mercosul, com a derrota para o Palmeiras por 2 a 1, quarta-feira, no Mineirão.
A meta é uma só: motivar os jogadores, para que a desclassificação na competição sul-americana não interfira na boa campanha do Cruzeiro no Módulo Azul da Copa João Havelange.
O Cruzeiro lidera a competição nacional com 40 pontos e tenta, contra a Ponte Preta, domingo, no Mineirão, somar mais três pontos, para ficar bem próximo do primeiro lugar na fase classificatória. “Nesses dois, três dias, vamos ter que nos dedicar um pouco mais ao aspecto psicológico de nossos atletas. É normal que haja um abatimento, após a eliminação na Mercosul, mas temos que seguir em frente, porque, já no domingo, vamos enfrentar a Ponte Preta", enfatiza o treinador.
Por isso, na sua avaliação, as dificuldades contra a Ponte Preta serão bem maiores. “É um adversário que faz uma excelente campanha. Por isso, já teríamos grandes dificuldades em superá-lo. Vamos precisar de muita força" diz.
Scolari terá pelo menos dois desfalques para a partida contra a Ponte Preta.
O lateral-esquerdo argentino Sorín e o apoiador colombiano Viveros foram liberados ontem para se apresentarem às suas seleções nacionais para a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2002. A Argentina enfrenta o Chile, em Santiago, e a Colômbia joga contra o Brasil, em São Paulo, na quarta-feira.
Os dois jogadores também vão ficar fora do jogo contra o Flamengo, na terça-feira, no Maracanã. Scolari tem duas opções para o lugar de Sorín: recuar Sérgio Manoel para jogar como ala ou escalar um especialista da posição, Alonso.
O lateral-direito Rodrigo, em tratamento de uma lesão no calcanhar direito, também poderá desfalcar, novamente, a equipe contra a Ponte Preta. Ele será examinado hoje pelo médico Sérgio Freire, que acompanha a evolução do quadro clínico do jogador. Rodrigo ficou fora da partida contra o Palmeiras, na quarta-feira.