Santos - O judoca Rogério Sampaio, medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona (1992), despediu-se dos tatames, em grande estilo, durante a 64ª versão dos Jogos Abertos do Interior. Em apenas 29 segundos ele, representando a cidade de Santos, derrotou Marcelo Trinca, de Suzano, imobilizando-o no chão.
Sampaio lutava por equipe e a vitória já estava garantida por 3 a 0, mas fez a luta de despedida e venceu, na noite de sábado. Aplaudido de pé pelo público, que lotou o ginásio do Clube de Regatas Vasco da Gama, Rogério Sampaio recebeu uma placa em agradecimento pelo que fez em prol do esporte e da cidade de Santos.
Bastante emocionado, o atleta agradeceu reafirmando seu amor pelo judô, que, segundo disse, era a coisa mais importante de sua vida, depois da família. Lembrou ainda que começou a lutar aos quatro anos de idade e que estava na hora de deixar os tatames.
"O maior sonho de um atleta é ir para as Olimpíadas e trazer as medalhas. Isso eu já fiz. Agora quero ir como técnico", disse.
Neste domingo, o destaque ficou para a ciclista Vera Lang, de São Caetano do Sul. Ela recebeu medalha de ouro, na primeira competição feminina da modalidade em Jogos Abertos, percorrendo os 500 metros em 40´´502.
Vera tem 29 anos e pratica o ciclismo há 4 anos. Antes era triatleta. A prata ficou com Jaqueline Mantovani, de Araraquara, com 42´´544 e o bronze com a santista Carla Gardenal, com 42´´941.
No ciclismo masculino, dentro da prova de km contra relógio, Rodrigo Emanuel Medienta, representando Osasco, levantou o ouro, percorrendo um quilômetro, em linha reta, com o tempo de 1´09´308. Ele é argentino, tem 21 anos, reside em Buenos Aires e treina especificamente para esse tipo de prova. Em segundo lugar ficou Eliton Reiner Stocco, de Americana, com 1´09´´953. O bronze coube a Emerson Francisco da Silva, de Santos, com 1´10´´496.
Nesta segunda-feira, pela manhã, está prevista outra prova de ciclismo, com 200 metros de percurso, na avenida da praia. Stocco e Emerson aparecem como favoritos ao lado de outros nomes como João de Maio, de Assis e Robson Batista Vieira, de Guarulhos, que é o atual bi-campeão brasileiro da modalidade. O ciclismo encerra participação na quarta-feira com a prova de resistência, com 100 quilômetros, que vai definir o título geral da modalidade.