São Paulo - A ausência do meia Juninho, suspenso com o quinto cartão amarelo, na partida de domingo, contra o Guarani no Palestra Itália - decisiva para as pretensões do Palmeiras na Copa João Havelange -, vai obrigar o técnico Marco Aurélio a adotar o antigo esquema de jogo da equipe, baseado em quatro volantes.
Segundo o treinador, atualmente o elenco palmeirense não dispõe de um substituto para o meia. O mais indicado para substtuí-lo era Lopes, que está afastado desde que seu exame antidoping acusou presença de cocaína. "Teremos de mudar nosso esquema em razão da ausência do Juninho, mas não sei ainda como irei armar o time", afirmou o técnico.
Segundo o jogador, que atravessa boa fase, o maior objetivo é continuar no mesmo ritmo. "Espero que o fato de não jogar no domingo não prejudique meu desempenho", observou.
Já Galeano, que não jogou contra o Bahia por estar cumprindo suspensão automática, deve voltar à equipe. No entanto, Marco Aurélio não quis antecipar em que setor pretende aproveitá-lo
. "Não sei nem se farei isso. E se eu considerar aquele ditado de que "a equipe que está ganhando não se mexe?", indagou. Já o atleta está tranquilo em relação a isso. "Deixei o treinador bem à vontade para determinar onde quer que eu jogue", observou.
O atacante Basílio treinou separadamente hoje. Ele sofreu uma pancada no joelho direito no último jogo e fez um trabalho de recuperação. "Mas não será problema para a partida contra o Guarani", garantiu o preparador físico Carlos Pacheco. Sobre a seqüência de jogos que o Palmeiras terá caso passe para a segunda fase da competição, quando disputará também as semifinais da Copa Mercosul, contra o Atlético-MG, Pacheco assegurou que não haverá nenhum esquema especial de preparação. "Vamos reforçar apenas a alimentação dos jogadores."
W.O. - O meia Lopes era esperado hoje, na Academia de Futebol, quando deveria apresentar-se à comissão técnica e diretoria do Alviverde. No entanto, o atleta não apareceu e, segundo informações dentro do clube, ele ainda estaria no Rio.
"A direção me falou que o Lopes iria estar aqui hoje. Porém, até agora, não fui comunicado dos motivos de sua ausência", disse Marco Aurélio.
O lateral-esquerdo Arce, que defende a seleção do Paraguai nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, apresenta-se quinta-feira.