Quatro brasileiros foram listados entre os 50 melhores da Europa, em 2000, pela revista "France Footbal". Anderson, Jardel, Rivaldo e Roberto Carlos disputarão a Bola de Ouro, concedida pela publicação desde 1956.
Rivaldo aparece entre os favoritos. Vencedor no ano passado, ele é um dos dois brasileiros que conquistaram a premiação: o outro foi Ronaldinho, em 1997.
De acordo com a imprensa francesa, além de Rivaldo, três outros têm boas chances de vencer: o francês Zidane; o português Figo; e o inglês Beckham. Destes, apenas Zidane, em 1998, já ganhou a Bola de Ouro. A divulgação do vencedor será no dia 19 de dezembro.
Dos escolhidos, 13 não são europeus. Além de argentinos e brasileiros, há um uruguaio (Recoba, da Internazionale) e dois de Camarões: M’Boma (Parma) e Geremi (Real).
O país com mais jogadores na lista dos Top 50 é a França, com 11. A seguir, aparecem Itália e Argentina, com seis, e Holanda, com cinco. Entre os clubes, o que mais tem indicados é o Manchester United: seis, incluindo os dois únicos ingleses da lista, que são Beckham e Scholes.
A Bola de Ouro da "France Football" é um dos mais tradicionais prêmios da Europa e até a criação do Jogador do Ano, pela Fifa, no fim dos anos 80, era o mais cobiçado. Apenas os atletas que jogam por clubes do futebol europeu são indicados para concorrer.
Algumas vezes, a escolha é criticada. Como aconteceu em 1986, quando Maradona, então do Napoli, campeão do mundo e da Liga Italiana, perdeu do russo Belanov.
Exceto nas vezes em que os brasileiros foram escolhidos os melhores, jamais um não-europeu recebeu a Bola de Ouro da "France Football".