Paris - Apenas uma semana depois de ter perdido no torneio de Lyon, Gustavo Kuerten volta a fazer um duelo com o australiano Patrick Rafter. Desta vez, o tenista brasileiro foi buscar inspiração em Roland Garros, onde treinou numa quadra coberta para a partida desta quinta-feira, com Rafter, que vale vaga nas quartas-de-final do Masters Series de Paris, no Palais Ominisport de Bercy. Na semana passada, Guga perdeu em dois sets, mas agora espera por outro resultado.
"Naquele dia, lá em Lyon, não joguei tênis", confessou Guga, depois de ter deixado o treino em Roland Garros, onde bateu bola com o israelense Harel Levy. "Agora, estou super animado e acho que posso vencer, embora não vá ser nada fácil".
Talvez até mesmo para aumentar a confiança de Guga e incentivar seu ânimo com boas memórias, o técnico Larri Passos decidiu levar seu pupilo para Roland Garros, onde existem seis quadras cobertas, com um piso parecido ao Taraflex de Bercy. A idéia parece que deu bons resultados. O tenista brasileiro deixou o treino contente, confiante numa vitória sobre Rafter e disposto a continuar o treinamento, com trabalhos físicos, no final da tarde, já de volta a Bercy, local do Masters Series.
Guga venceu apenas um jogo dos quatro disputados com Rafter. Foi na final do Masters Series de Roma, numa quadra de saibro, quando o brasileiro conquistou o título. Depois só jogaram em superfícies rápidas, como a grama de Brisbane, na Copa Davis, e no tapete da semana passada em Lyon. Nestas condições, o australiano não teve dificuldades para impor seu estilo ofensivo de saque e voleio para vencer em todas as ocasiões, até com certa facilidade.
"Espero, desta vez, colocar em prática meu plano de jogo", afirmou Guga. "Na última partida não tive esta chance, não joguei bem, mas agora espero que possa ser diferente." Uma vitória na partida desta quinta-feira diante de Rafter, irá valer para Guga 25 pontos na corrida dos campeões. Ele está com 664 pontos (679 se já contar os pontos da vitória na estréia em Paris) e briga com o russo Marat Safin pela liderança do ranking de 2000.
Nos jogos da rodada desta quarta-feira, em Paris, Mark Philippoussis ganhou de Dominik Hrbaty por 1/6, 7/6 (7/1) e 7/6 (7/1). Em outro resultado importante, o francês Fabrice Santoro tirou do torneio o sueco Magnus Norman, ao vencê-lo por 6/2 e 6/4. Já o francês Cedric Pioline caiu diante do suíço Marc Rosset por 7/5 e 7/5.