Rio - O aguerrido time do Fluminense bem que tentou estragar a festa do líder invicto do Estadual de basquete masculino. Mas o esforço foi em vão: mesmo sem repetir as excelentes atuações dos últimos jogos, o Botafogo conquistou a décima vitória no campeonato: 93 a 89 (51 a 44).
Com o resultado, a equipe de Emmanuel Bonfim praticamente garantiu o primeiro lugar da fase de classificação, com dez vitórias em dez jogos, obrigando os favoritos Vasco e Flamengo a se enfrentarem numa provável semifinal.
“Foi um jogo que nos deixa lições para o futuro. Aprendemos que não basta jogar bem dez minutos. Mas o que importa é que ganhamos”, disse Emmanuel.
Apesar da cômoda situação de líder do campeonato, o Botafogo começou o clássico em alta velocidade. Com cinco acertos em bolas de três pontos, o Alvinegro abriu uma boa vantagem e fechou o primeiro quarto em 27 a 15.
O Fluminense acordou, melhorou na defesa e nos rebotes, e a diferença caiu para apenas quatro pontos. A cinco minutos do fim, a vantagem era de apenas três pontos. Mas no fim, prevaleceu a melhor técnica do time alvinegro.
O destaque da vitória foi o americano Keith Nelson. Em sua estréia como titular do Botafogo, o ala-pivô foi o cestinha com 17 pontos.
O alvinegro acertou sua participação em dois torneios, um na Espanha e outro na Holanda, a partir do dia 24 de dezembro, logo após o fim do Estadual.