São Paulo - O brasileiro Gustavo Kuerten foi eliminado neste sábado do Masters Series de Paris. Na semifinal, Guga perdeu para o australiano Mark Philippoussis, 14° da Corrida dos Campeões, por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/5) e 7/6 (13/11).
Com o resultado, Guga ficou mais longe de reconquistar a liderança da Corrida dos Campeões, pois seu rival, Marat Safin, venceu o espanhol Juan Carlos Ferrero e também se garantiu na final.
Foi um jogo equilibrado entre Guga e o australiano. Se Mark Philippoussis não conseguia encaixar o seu primeiro serviço, Gustavo Kuerten tinha mais dificuldades para fechar os games em que sacava. Guga tentava trocar bolas e forçar o erro de seu adversário, mas o australiano errava pouco e surpreendia o brasileiro com seus aces no segundo serviço: foram quatro neste set.
Sem nenhuma quebra de serviço pelos dois tenistas, o set foi para o tie-break. O brasileiro começou nervoso e Philippoussis, com dois mini-breaks, abriu 6/3 de vantagem.
Guga ainda tentou uma reação, tirando dois set-points do adversário. Mas o australiano forçou o saque e, numa bola errada de Guga, fechou o set em 7/6, com 7/5 no tie-break.
Guga começou melhor o segundo set, mais agressivo. Quando tinha o saque, vencia o game com facilidade. Quando Philippoussis sacava, o brasileiro, melhor no jogo, respondia com agressividade e dificultava a resposta do australiano.
Mas, assim como no primeiro set, o jogo seguia equilibrado e sem quebra de serviço. Tanto que, em toda a partida, Guga teve 13 aces, sete no segundo set, e Philippoussis conseguiu 11 aces, sendo cinco no segundo set.
A primeira chance de quebra de serviço foi no 11º game do segundo set. Philippoussis teve, por duas vezes, a chance de quebrar o saque de Guga, mas não conseguiu e a partida foi, novamente, para o tie-break.
O brasileiro pulou na frente no tie break e, também com dois mini breaks, abriu 6/3 de vantagem. Mas Philippoussis reagiu e o tie-break ficou emocionate. Guga e o australiano se revezavam no comando do placar.
Precisando vencer o set para não ser eliminado, o brasileiro, nervoso, passou a errar mais. E foi em uma devolução errada de Guga que Philippoussis fechou o tie-break em 13/11, o set em 7/6 e o jogo em dois sets a zero, depois de 1 hora e 54 minutos.
Philippoussis e Safin decidem o torneio, com acompanhamento online do Terra Esportes, a partir de 11h30 (Brasília).